A reaplicação das provas do concurso público da Saúde de Contagem, na Grande BH, foi marcada para o dia 22 de fevereiro. Previsto inicialmente para 14 de dezembro, o certame
Todos os 48 mil inscritos no concurso poderão realizar a prova no dia 22 de fevereiro. Quem não quiser mais participar poderá solicitar o reembolso dos valores investidos. O prazo de desistência será entre os dias 16 e 22 de janeiro. A Prefeitura de Contagem deve divulgar um cronograma completo do concurso nesta terça-feira (13).
O Instituto Access, responsável pela organização do concurso, alegou que o cancelamento ocorreu devido a um problema operacional, o qual fez com que alguns locais começassem as provas fora do horário.
Na tarde desta segunda-feira (12), a Prefeitura de Contagem assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Instituto Access. O acordo foi intermediado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O documento prevê a adequação de conduta da empresa, que deve adotar medidas preventivas, de segurança e de transparência para a reaplicação das provas.
Novo cronograma de provas
Bruno Campos, diretor-executivo do Instituto Access, explicou à Itatiaia que o cancelamento da prova ocorreu pela impossibilidade de abertura de alguns locais onde os exames seriam realizados. Segundo ele, um novo material foi preparado para o processo avaliativo.
“Algumas unidades iniciaram a prova normalmente, então optamos por divulgar todos os cadernos de prova do turno da manhã e uma nova prova será replicada agora, totalmente reformulada”, afirmou.
Além disso, Campos garantiu que o Instituto Access entrará em contato com todos os candidatos para informar o novo cronograma das provas e o processo de requerimento da devolução da taxa de inscrição aos desistentes.
“No prazo de 16 a 22 de janeiro será feita a divulgação do Edital de reabertura do novo cronograma das provas e esse prazo será aberto para os candidatos requererem a devolução da taxa. Nós temos o banco de dados de todos os candidatos, vamos fazer contato individual com cada um para informá-los deste prazo e sobre como fazer esse requerimento, além da informação dos dados bancários para que eles possam consolidar e encaminhar ao município para que haja a devolução”, completou o diretor-executivo.
‘Transparência’
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), celebrou o acordo, apontando que em caso de rescisão contratual e início de novo processo, possivelmente o novo concurso só aconteceria em 2027.
“Nós chamamos a empresa e também o Ministério Público e juntamente com a nossa equipe, pactuamos a realização do concurso público da área da saúde que estava agendado. Pactuamos uma realização do concurso com transparência para que a gente não tenha nenhuma credibilidade sendo questionada na celebração dessa grande data”, afirmou Campos.
TAC
Fábio Reis de Nazaré, promotor de justiça, contou que o MPMG passou a atuar no caso assim que tomou conhecimento do cancelamento da prova. Uma rescisão contratual com anulação total do concurso foi cogitada, mas, após diálogos, ficou definida uma nova data de realização.
“No diálogo com a empresa nós sentimos uma credibilidade muito grande, onde assumiram seus equívocos, as dificuldades que geraram o cancelamento. Então, nós propusemos à prefeita um termo de acordo de conduta para que fosse mantido o concurso da forma como já está, ratificando-se todos os seus termos anteriores à prova e definindo uma nova data para a realização”, explicou.
O TAC prevê multa à empresa organizadora em caso de descumprimento de prazos e obrigações previstas no acordo.
O concurso
De acordo com o edital publicado pela Prefeitura de Contagem, os salários variam de R$ 1.886,22 a R$ 12.762,55, conforme o cargo e a carga horária, que pode ser de 20 a 40 horas semanais. O concurso oferece 598 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Entre as funções previstas estão: auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal, assistente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em raio X, técnico em saúde bucal, técnico em segurança do trabalho, administrador, analista de sistemas, assistente social, biólogo, bioquímico, cirurgião-dentista, contador, enfermeiro, epidemiologista, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, inspetor de saúde, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinário, médico clínico geral e médicos especialistas.