A chuva constante dos últimos dias tem preocupado moradores da rua União, em Justinópolis, uma das regiões mais populosas de Ribeirão das Neves, na Grande BH. Imóveis construídos sobre um pequeno curso d'água estão sob risco, dado o volume aumentado do córrego.
Chuva na Grande BH: veículo é engolido por cratera, e lojista alega prejuízo de R$ 20 mil
— Itatiaia (@itatiaia) January 23, 2026
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹 João Felipe Lolli/Itatiaia pic.twitter.com/7TbLnXINWc
Um ponto comercial onde funciona um “Topa-Tudo” está interditado após o chão ceder, na madrugada dessa quinta-feira (22), formando uma cratera que engoliu um veículo e vários outros itens. O prejuízo estimado supera R$ 20 mil.
O comerciante Lourival Ferreira, de 46 anos, lamenta o ocorrido e diz que aguarda a tomada de providências da prefeitura de Ribeirão das Neves.
“Eu acho que falta uma obra melhor e uma pavimentação melhor da canalização, que não foi feita. Eu prestava serviço para fora, montava um armário, um móvel. Mas eu guardava muita mercadoria que eu usava para vender. Aí perdi tudo”, explica.
Na sobreloja do estabelecimento estão duas residências. Os moradores foram orientados pela Defesa Civil a deixarem o local e estão na casa de familiares.
Prefeitura se posiciona
Em nota, a prefeitura de Ribeirão das Neves informou que:
“Durante vistoria técnica realizada no imóvel, foi constatado que a laje apresenta irregularidades estruturais e foi executada sem a devida autorização dos órgãos competentes, além de ter sido construída sobre o leito de um córrego.
Diante da situação, as equipes de Fiscalização de Posturas e Meio Ambiente do município realizarão, nos próximos dias, uma nova vistoria no local para avaliar as condições da edificação.”