Caso Vanessa: suspeito de matar jovem em Juatuba é visto perto da Rodoviária de BH

Ítalo Jefferson da Silva, de 43 anos, tem mandado de prisão em aberto e segue sendo procurado com o apoio de helicóptero

Principal suspeito de matar Vanessa Lara de Oliveira Silva

Ítalo Jefferson da Silva, de 43 anos, que teve a prisão decretada pela morte da jovem Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, foi visto nas proximidades da Rodoviária de Belo Horizonte na tarde dessa quarta-feira (11). As imagens foram recebidas pela Itatiaia.

O homem tem mandado de prisão em aberto e, na manhã desta quinta-feira (12), ainda é procurado com forte empenho das forças de segurança, inclusive com o uso de helicóptero.

O mandando foi emitido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio da Vara Única da Comarca de Juatuba.

Leia também:

Sine Juatuba suspendeu atividades nessa terça (10) após morte da jovem Vanessa Lara

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o homem possui extenso histórico criminal. Somadas, as condenações já impostas pela Justi ça totalizam 38 anos, 10 meses e 29 dias de prisão, dos quais 23 anos, 11 meses e 19 dias já foram cumpridos.

Ítalo Jefferson acumula cinco condenações entre 2002 e 2020 por crimes como estupro, roubo, atentado violento ao pudor, furto e resistência. A primeira sentença foi em 2002, com 15 anos de prisão, quando ele tinha 19 anos. Desde então, recebeu novas penas em 2004, 2006, 2008 e 2020.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ele tem passagens pelo sistema prisional de Minas Gerais desde 2003.

Agora, Ítalo, que estava no regime semi-aberto (permite que o detento trabalhe ou estude fora durante o dia, retornando para dormir), é alvo de um mandado de prisão relacionado à morte de uma jovem em Juatuba, caso que segue sob investigação.

Jovem encontrada morta

Vanessa foi encontrada morta, nessa terça-feira (10), em uma área de vegetação em Juatuba, na Grande BH. De acordo com a PM, a vítima foi enforcada com um cabo de notebook. Há sinais de violência sexual.

A busca por Ítalo se intensificou após, de acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o homem confessou o crime por telefone, na presença dos militares.

Familiares relataram que, na segunda-feira (9), após o crime, ele chegou em casa com arranhões pelo corpo, sujo de barro e com manchas de sangue nas roupas. Em seguida, ele fugiu para Belo Horizonte.

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...