Corte Devassa aposta em diversidade, crítica e bateria aberta no Carnaval de BH

Desfile acontece na segunda-feira (15) de Carnaval, com concentração na região da Sapucaí, do lado Leste da capital mineira

Bloco ‘Corte Devassa’ desfila pelas ruas de BH com ‘bateria de leques'; veja fotos

Mistura, diálogo e diversidade são marcas do Carnaval de Belo Horizonte, e um dos blocos mais antigos da cidade mantém uma relação direta com o teatro e a performance. O Corte Devassa surgiu em 2011 como uma intervenção artística dentro de uma escola de teatro no Palácio das Artes e, a partir de 2012, ganhou as ruas da capital.

“A gente tenta ser o mais diverso possível, tanto de pessoas quanto de linguagens. A gente é um bloco livre, que respeita as diferenças e é contra qualquer tipo de preconceito, racismo, transfobia, gordofobia e misoginia”, afirma a coordenadora, Lira Ribas.

Segundo ela, o Corte Devassa tem bateria aberta. “Se você tem um instrumento de percussão, pode chegar sem ter participado de ensaios e sem ter pago nada. É só chegar. O que a gente coloca como regra é o respeito às diferenças”, explica.

Leia também:

Leia também

O repertório mistura ritmos como marchinhas, samba, samba-reggae e funk, além do tradicional hino do bloco. “A gente toca desde marchinha até samba-reggae. O hino da Corte acabou se tornando uma música tocada em vários blocos de Belo Horizonte. É a mais pedida”, conta.

Em 2026, o Corte Devassa desfila com o tema ‘Jardim das Delícias’, inspirado na obra do pintor Hieronymus Bosch.“A gente fala: não fica apegado ao quadro. O que você achar que é jardim, o que você achar que é delícia, já é o seu tema. Chega para o bloco e vem devassar com a gente”, convida.

Serviço – Corte Devassa

  • Data: Segunda-feira de Carnaval
  • Local de concentração: Rua dos Tabajaras, 84, Floresta
  • Horário: 9h
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...