Cerca de 400 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, entre quinta-feira (12) e a segunda-feira após o Carnaval, dia 23 de fevereiro. O período de maior movimentação está previsto justamente para o dia 23, quando ocorre o retorno dos foliões, com expectativa de mais de 38 mil passageiros embarcando ou desembarcando.
Segundo o gestor de Operações e Segurança do BH Airport, Fabiano Reis, o fluxo deste Carnaval será significativamente maior do que no ano passado.
Leia também:
“Para vocês terem uma ideia do aumento no dia de pico, se considerarmos o dia 28 de fevereiro de 2025, recebemos cerca de 32 mil passageiros. Comparando com 2026, a expectativa é de um aumento de 18,7% nessa movimentação”, afirmou.
Para atender à alta demanda, o aeroporto terá reforço nos serviços de segurança e limpeza. Além disso, os turistas que chegarem à capital mineira vão contar com uma recepção especial.
“O aeroporto estará em ritmo de festa, sendo palco de diversas apresentações de música, dança e arte, tudo em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas (Secult), que vem consolidando o estado como um dos maiores destinos carnavalescos do país”, destacou Fabiano Reis.
Um estudo da companhia aérea Azul, com base nos dados do Carnaval de 2025, aponta que o público que viaja para o Carnaval de Belo Horizonte é majoritariamente adulto.
A faixa etária entre 35 e 44 anos concentrou 30% dos viajantes, seguida pelo grupo de 25 a 34 anos, com 27%.
Já pessoas entre 45 e 54 anos representaram 15%, mesmo percentual dos passageiros com 55 anos ou mais. Os menores de 18 anos corresponderam a 7%, enquanto jovens de 18 a 24 anos somaram 6% dos passageiros.