Quem pretende curtir o Carnaval de Belo Horizonte até mais tarde vai contar com uma opção extra de transporte público para voltar para casa. Durante os dias de folia, a capital terá a operação da linha de ônibus Madrugão, além de horários e itinerários especiais em razão das alterações no trânsito na região central.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a população já pode consultar todos os quadros de horários e trajetos das linhas no site oficial do município. A orientação é que os usuários se programem com antecedência.
O chefe da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte, Luís Castilho, explica que haverá um esquema especial durante todo o Carnaval.
Leia também:
Metrô de BH terá operação especial no Carnaval com trens a cada 10 minutos; veja os horários Rodoviária de BH deve receber mais de 283 mil pessoas no Carnaval de 2026
“O Carnaval de Belo Horizonte tem um quadro de horários específico para cada dia de operação. Existe horário de sábado, de domingo e dos demais dias, e o usuário pode consultar tudo no site da prefeitura, que já está disponível”, afirma.
Segundo ele, além dos horários diferenciados, algumas linhas terão itinerários especiais, devido aos desfiles dos blocos.
“É importante que a população faça a consulta, porque além do horário especial, também há alterações de trajeto. Basta acessar o site da Sumob e digitar o número da linha para conferir os horários em todos os dias de Carnaval”, orienta.
Ônibus Madrugão
A principal novidade deste ano é o reforço do transporte noturno com o Madrugão, que vai operar durante a madrugada.
“Nós vamos ofertar cerca de 570 viagens por madrugada. Esse período vai da meia-noite até as 4h da manhã, garantindo reforço no atendimento para quem sai dos blocos mais tarde”, detalha Castilho.
As informações sobre horários e itinerários do Madrugão também estão disponíveis no portal da Sumob. Além disso, haverá reforço nas grandes estações de integração da cidade.
Tarifa
O Madrugão vai operar com a tarifa normal do transporte coletivo.
“A tarifa será cobrada normalmente no sábado, na segunda e na terça-feira. Apenas no domingo o transporte será gratuito”, explica o chefe da Sumob.
A prefeitura reforça ainda que os pontos de ônibus na área central estarão devidamente sinalizados, inclusive nos trechos interditados, indicando onde cada linha poderá ser acessada.
A recomendação é que foliões e trabalhadores consultem previamente as informações e planejem seus deslocamentos durante o Carnaval.