Um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Belo Horizonte precisou ajustar o desfile deste ano após a morte do músico mineiro Lô Borges, que faleceu no fim do ano passado. O Bloco da Esquina, que homenageia a história e as canções do Clube da Esquina desde 2013, fará em 2026 um tributo especial ao artista.
O coordenador, músico e um dos criadores do bloco, Renato Moringa, falou sobre a mudança em entrevista à repórter Giovana Meirelles.
“Então, o bloco surgiu em 2013. Naquele ano, o Clube da Esquina completava 40 anos e a gente aproveitou essa data para fazer essa homenagem. Os blocos estavam surgindo mais ou menos nessa época”, relembra.
Segundo ele, a morte de Lô Borges pegou o grupo de surpresa, já que o tema do desfile deste ano já estava definido. Ainda assim, a homenagem se tornou inevitável.
“Esse ano a gente foi pego de surpresa com a passagem do Lô Borges no final do ano. A gente já tinha um tema definido, mas não teve como não fazer uma mudança em prol dessa homenagem a esse grande artista, esse ídolo mineiro e brasileiro, com uma música que transcende gerações”, afirma.
Leia também:
O coordenador destaca que o repertório do bloco já trazia forte presença das canções de Lô Borges, além de obras de Milton Nascimento e outros nomes ligados ao movimento.
“O repertório do Bloco da Esquina já era muito cheio de Lô Borges, mas também tinha muita coisa do Milton Nascimento, que dispensa comentários, além de outros artistas. Esse ano eles continuam presentes, mas o Lô vai ter um protagonismo um pouco maior”, explica.
O desfile acontece no domingo de Carnaval, 15 de fevereiro. A concentração será às 8h, com início do cortejo às 9h, na Avenida dos Andradas, na chamada Avenida das Artes, próximo à Afonso Guimarães, seguindo até as imediações da Avenida Silviano Brandão.
Serviço – Bloco da Esquina
- Data: Domingo de Carnaval – 15/02
- Concentração: 8h
- Início do cortejo: 9h
- Local: Avenida das Artes (Avenida dos Andradas), próximo à Avenida Afonso Guimarães