BH registra sensação de quase 26 °C no ‘horário mais frio’ do dia

A onda de calor deve atuar até, pelo menos, esta terça-feira (30); a máxima pode chegar a 34ºC

Céu azul no bairro Serra, na região Centro-Sul de BH

O calorão começou cedo e deve continuar em Belo Horizonte nesta segunda-feira (29). Por volta das 6h, segundo a Defesa Civil, a regional Pampulha registrou temperatura de 22,8 °C, com sensação térmica ainda maior, de 25,6 °C, no mesmo horário.

A sensação térmica é como o corpo percebe a temperatura, que pode ser diferente do que marca o termômetro. Umidade e vento influenciam essa percepção: em dias quentes e úmidos, o calor parece maior; em dias frios e com vento, o frio é mais intenso.

A menor temperatura oficial registrada foi de 21 °C.

Os termômetros devem subir ao longo do dia. Após a capital registrar o dia mais quente do ano, Belo Horizonte pode chegar a 34 °C, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas a partir da tarde.

Leia também

O tempo segue seco, com umidade relativa mínima do ar em torno de 35% no período da tarde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices entre 20% e 30% indicam estado de atenção; abaixo de 20%, estado de alerta. O nível ideal de umidade para o organismo humano varia entre 40% e 70%.

A onda de calor deve atuar até, pelo menos, esta terça-feira (30). Segundo a Defesa Civil, a presença de uma massa de ar quente favorece a ocorrência de onda de calor de intensidade moderada a forte, com temperaturas em torno de 33 °C.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...