BH registra chuva extremamente forte na noite deste sábado (3)

Capital mineira está sob alerta de chuva forte até a manhã de domingo (8), com previsão de um volume de até 50 mm

Chuva forte em BH na noite de sábado (3)

Belo Horizonte registra uma noite de chuva neste sábado (3), segundo informações da Defesa Civil do município. Por volta de 19h35, a precipitação era extremamente forte na Região do Barreiro, com volume superior a 5,0 mm, e chuva forte no Oeste e Centro-Sul da capital mineira, com volume entre 2,6 e 5,0 mm.

Outras regiões também tiveram chuva, mas em níveis menores. O Leste, por exemplo, registrava chuva moderada, de 1,1 a 2,5 mm. Também havia chuva fraca nas regiões Noroeste, Nordeste e Venda Nova, com volume de até 1,0 mm.

Belo Horizonte está com alerta de chuva forte até às 8h deste domingo (4). A previsão de Defesa Civil aponta para a possibilidade de pancadas de chuva que podem variar entre 30 a 50 mm, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

Diante do cenário, as autoridades pedem que a população adote medidas preventivas para evitar acidentes, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.

Recomendações da Defesa Civil

Para garantir a segurança da população, a Defesa Civil recomenda redobrar a atenção e adotar as seguintes medidas:

  • No trânsito: evite trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões. Nunca tente atravessar vias inundadas.
  • Abrigo: não estacione veículos nem se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
  • Em casa: caso perceba rachaduras nas paredes, fendas ou minas d’água no terreno, saia do imóvel e acione o órgão imediatamente.
  • Energia elétrica: mantenha distância de cabos rompidos e, durante a tempestade, evite o uso de equipamentos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...