Pacientes do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), no Bairro São Cristóvão, na Região Noroeste de Belo Horizonte, relataram problemas de vazamento, infiltração e mofo na estrutura da unidade durante este domingo (4). Em imagens cedidas à Itatiaia, é possível identificar quedas d'água próximas às macas dos pacientes e pontos de iluminação.
Um dos registros mostra uma profissional da equipe hospitalar com um guarda-chuva na tentativa de escapar da forte goteira que atingia a sala. Outro apresenta a equipe de limpeza que tenta reduzir os danos com rodos para escoar o líquido.
Álvaro Viana, que aguarda uma cirurgia do pai Luzemar da Silva Viana, de 73 anos, na unidade há 12 dias, informou à reportagem que a água atinge computadores, mesas, cadeiras e faz com que a equipe hospitalar precise manejar os pacientes para escapar dos vazamentos.
Paciente relata vazamentos e mofo em estrutura do Odilon Behrens
— Itatiaia (@itatiaia) January 4, 2026
📹Vídeo cedido à Itatiaia pic.twitter.com/p12jAx6YD2
Luzemar deu entrada na unidade hospitalar no dia 24 de dezembro por conta de uma vermelhidão crescente no pé esquerdo. Após a consulta, foi informado da necessidade rápida de cirurgia para reverter a situação, entretanto, na manhã da última quinta-feira (1°) recebeu a notícia da necessidade de amputação de um dos dedos.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a equipe própria de manutenção do hospital realizou vistorias no local e executou os reparos necessários na unidade.
Confira a nota da PBH na íntegra
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a equipe própria de manutenção do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) já realizou vistorias no local e executou os reparos necessários.
Cabe destacar que, sempre que há o registro de chamados, as demandas são prontamente avaliadas e atendidas, conforme os protocolos estabelecidos, garantindo a segurança e o conforto de pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital”.