Ouvindo...

Após forte chuva, prefeito de BH diz que cidade ‘sofre muito’ e promete resposta rápida

Declaração de Álvaro Damião foi dada durante a inauguração do novo Centro de Saúde Itamarati, na Pampulha

Prefeito de BH e diz que resposta da prefeitura é imediata

Após a região registrar 70% da chuva esperada para todo o mês em apenas um dia, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, comentou sobre os impactos do período chuvoso, afirmando que a cidade “sofre muito” historicamente com esse tipo de situação.

Ele destacou que, depois da “chuva muito forte de ontem para hoje”, o foco da gestão é responder rapidamente e se preparar para imprevistos, já que “não tem como prever onde vai cair, de que forma vai cair”.

A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (31), durante a inauguração do novo Centro de Saúde Itamarati, no bairro Paquetá, na Pampulha.

Entre os problemas registrados, o prefeito citou alagamentos na região do Dona Clara, também na Pampulha.

“Tivemos alguns imprevistos na região do Dona Clara. Uma rua ficou completamente alagada por causa de um entupimento da Copasa. Mas o que eu mostro para as pessoas é que, no dia seguinte, já estamos lá trabalhando para resolver”, afirmou.

A Região Nordeste registrou 77,4 milímetros de chuva, o que corresponde a 70,3% do volume esperado para todo o mês, segundo a Defesa Civil. Com isso, outubro terminou acima da média, acumulando 117 milímetros, ante a média histórica de 110,1 milímetros.

Na comunidade Vila da Luz, às margens da BR-381, pelo menos seis casas foram inundadas nessa quinta-feira (30). Segundo moradores, a enxurrada veio tanto da pista da rodovia quanto de um córrego que corta o local e acabou transbordando.

“Lá na Vila da Luz, onde tivemos casas alagadas, já estávamos com a Urbel para cadastrar as famílias e retirá-las dali, levando-as para um lar adequado. Estamos fazendo isso em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o governo federal, o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União”, completou o prefeito.

Leia também

Inauguração

A nova unidade de saúde, localizada na Avenida Tancredo Neves, promete mais espaço e melhor atendimento: são 17 consultórios, 11 a mais que no imóvel anterior, e 55 profissionais de saúde, com o aumento de duas para três equipes.

A obra, que custou quase R$ 10 milhões, foi realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP). O prefeito destacou os benefícios desse modelo de investimento para ampliar a infraestrutura da cidade.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.