Ouvindo...

Região de BH registra 70% da chuva do mês em apenas um dia

Volume provocou alagamentos e inundou casas na comunidade Vila da Luz, às margens da BR-381, na Região Nordeste

Casas foram inundadas na Vila da Luz, Região Nordeste de Belo Horizonte

A Região Nordeste de Belo Horizonte registrou 77,4 milímetros de chuva, o que corresponde a 70,3% do volume esperado para todo o mês, em apenas um dia — no fim de outubro. Com isso, o mês terminou acima da média, acumulando 117 milímetros.

Por lá, nessa quinta-feira (31), pelo menos seis casas foram inundadas na comunidade Vila da Luz, que fica às margens da BR-381. Segundo moradores, a enxurrada veio tanto da pista da rodovia quanto de um córrego que corta o local e acabou transbordando.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, na Região Leste, também choveu forte: das 6h de ontem até 6h desta sexta-feira (31), foram 63,2 milímetros (57,4% da média mensal). Na Região Norte, o volume foi de 57,6 milímetros (52,3%). A média histórica de outubro é de 110,1 milímetros.

Leia também:

Cidade sob alerta

A capital segue em estado de alerta. Nas próximas horas, segundo o órgão, a previsão indica acúmulo adicional de 30 a 50 milímetros até as 8h de hoje, podendo o alerta ser renovado.

Leia também

Devido aos volumes registrados e à previsão de novas chuvas, há risco geológico forte nas regionais Nordeste e Leste, e moderado nas regionais Pampulha, Venda Nova e Norte até a próxima segunda-feira (3).

A Defesa Civil recomenda atenção ao encharcamento do solo, sinais de movimentação em encostas e construções e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.