Alimentos sob vigilância: Ceasa MG reforça fiscalização para garantir segurança

Operação intensificada verifica condições sanitárias de produtores e comerciantes em Belo Horizonte

Atualmente, a Ceasa Minas possui cerca de 40 produtores de alimentos processados cadastrados; Destes, 90% já estão totalmente adequados às normas de segurança e comercialização

A Ceasa Minas intensificou, nesta semana, a fiscalização de alimentos processados de origem animal e vegetal comercializados no entreposto da capital. A medida tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança dos produtos que chegam à mesa do consumidor mineiro.

Segundo o chefe do departamento técnico da Ceasa Minas, Wilson Guide, o processo de inspeção faz parte de um plano iniciado há cerca de 14 meses, em conformidade com as legislações municipal, estadual e federal que tratam da comercialização de alimentos e das normas sanitárias.

Leia também: Fiscalização barra 80 caminhões com irregularidades na Ceasa Minas, na Grande BH

“Esse processo nasceu da necessidade de garantir que o alimento chegue de forma segura e correta ao consumidor. Ele está baseado nas legislações vigentes e em um acordo feito com a associação de produtores da Ceasa”, explicou Guid.

De acordo com ele, todos os produtores que atuam no Mercado Livre do Produtor (MLP) devem estar cadastrados e comprovar, por meio de documentação, que cumprem as exigências legais e sanitárias.

Leia também

Atualmente, a Ceasa Minas possui cerca de 40 produtores de alimentos processados cadastrados. Destes, 90% já estão totalmente adequados às normas de segurança e comercialização, enquanto os 10% restantes seguem em fase de ajuste.

“A fiscalização é diária, mas está sendo intensificada neste momento. Nosso foco é garantir que todos os produtores estejam regularizados e que o consumidor receba produtos dentro dos padrões exigidos”, reforçou o chefe técnico.

As inspeções ocorrem de forma contínua e fazem parte de um esforço conjunto entre a Ceasa Minas, a Associação dos Produtores, e os órgãos de vigilância sanitária. O objetivo é manter padrões rigorosos de qualidade e transparência no setor de distribuição de alimentos, um dos mais movimentados do estado.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...