Ouvindo...

São Paulo está em alerta vermelho para riscos de incêndio; saiba o que isso significa

As responsáveis pelo cenário são as condições meteorológicas adversas, como tempo seco, baixa umidade do ar e ausência de chuvas; o aviso vale até quinta-feira (17)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou mapas que apontam que, pela primeira vez em 2025, a capital paulista e as cidades da região metropolitana estão, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), em alerta para o risco de incêndio.

O cenário ocorre devido às condições meteorológicas adversas, como tempo seco, baixa umidade do ar e ausência de chuvas. Nesta terça-feira (15), a cidade de São Paulo registrou o segundo menor índice de umidade no Brasil, com 23%, ficando atrás somente de Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, com 21%, de acordo com a Climatempo.

Os mapas da Defesa Civil apontam o nível de risco de incêndio. São quatro níveis, divididos por cores, que representam diferentes graus de perigo:

  • Amarelo: risco baixo
  • Laranja: risco alto
  • Vermelho: alerta
  • Roxo: emergência

Nesta quarta (16) e na quinta (15), a previsão é que a maior parte do estado de São Paulo esteja em alerta, representado pela cor vermelha, seguindo de risco alto (laranja).

A partir do sábado (19), há expectativa de redução no risco de incêndios devido à atuação de uma frente fria, embora afastada do continente. Esse sistema contribuirá para o aumento da umidade atmosférica, ainda que não haja previsão de precipitações significativas para a região.

Índices da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a umidade relativa do ar ideal para o corpo humano varia entre 40% e 70%. Níveis abaixo de 30% já são considerados um alerta para a saúde, podendo causar desconforto e problemas respiratórios.

Leia também

Previsão do tempo: bairro de BH registra sensação térmica de 2,1 °C; confira

Recomendações da Defesa Civil

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite queimar lixo, não solte balões e redobre a atenção com bitucas de cigarro em áreas de vegetação seca, além de se hidratar e evitar exercícios ao ar livre entre 11h e 16h.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (16), o Estado de São Paulo amanheceu com sensação térmica de frio na maioria das regiões,principalmente na faixa leste devido a atuação de uma massa de ar frio e seco que atua sobre o Sudeste do Brasil. Nas regiões litorâneas poderão ocorrer nevoeiros nas primeiras horas da manhã, os quais se dissiparão com aquecimento diurno.

Ao longo do dia, o sol aparecerá entre poucas nuvens em todo o Estado, o que favorecerá a elevação da temperatura até o início da tarde e o retorno da sensação de frio no início da noite em boa parte dos municípios.

As áreas entre as regionais de Itapeva, Sorocaba, Campinas e adjacentes ao litoral, terão temperaturas máximas entre 22°C e 25°C. Nas demais regionais, as máximas ficarão entre 25°C e 30°C. A umidade do ar ficará baixa, podendo ficar abaixo dos 30% em várias cidades. Por isso, beba bastante água e evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais secos do dia.

Yuri Cavalieri é jornalista e tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band. Agora é correspondente da Itatiaia em São Paulo.