Ouvindo...

Risco de geada: frente fria intensa mantém Minas e mais cinco estados em alerta

Para esta terça (12), a previsão é de geada em diversas áreas, desde o Rio Grande do Sul até pontos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Cidades do Sul tem alerta de frio intenso para as próximas dias

De acordo com a previsão do Climatempo, o centro-sul do Brasil continua sob o domínio de uma forte massa de ar frio, que trouxe neve para a Região Sul no último fim de semana e mantém as temperaturas baixas até esta quarta-feira (13). Nesta terça (12), a previsão é de geada em diversas áreas, desde o Rio Grande do Sul até pontos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fim de semana gelado

Este foi o terceiro registro de neve em 2025. No sábado (9), cidades catarinenses como Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim tiveram neve e chuva congelada. As temperaturas mínimas registraram marcas negativas, com Urupema chegando a -2,04°C e São Joaquim a -0,86°C.

O domingo foi um pouco menos gelado, mas a intensidade do frio retornou na segunda-feira (11). Urupema novamente se destacou com -2,98°C e São Joaquim com -2,5°C.

O frio não se limitou ao Sul. Outras regiões do país também registraram temperaturas abaixo de zero nesta segunda-feira. Monte Verde (MG) marcou -1,0°C, General Carneiro (PR) -0,5°C e Vacaria (RS) -0,4°C.

Leia também

Geada moderada a forte

A geada desta terça-feira (12) deve atingir uma área ampla, incluindo a Campanha Gaúcha, o centro e norte do Rio Grande do Sul, o centro de Santa Catarina e o Paraná, além do centro-sul paulista.

Áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da região serrana fluminense, também estão na rota do fenômeno, com potencial para geada moderada a forte.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim