Nesta terça-feira (12), o frio deve continuar em pelo menos seis estados, entre eles MG, SP, RJ e PR. Conforme o Climatempo, a massa de ar frio que está sobre o país continuará influenciando o tempo até esta quarta-feira (13), mantendo as temperaturas baixas e trazendo condições para geada ampla nesta terça.
O instituto cita também que hoje será mais um dia de frio intenso no centro-sul do Brasil, com previsão de geada se espalhando por algumas áreas.
A geada deve atingir as áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira, abrangendo pontos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da região serrana fluminense. Com a atmosfera ainda sob forte influência da massa de ar frio, há potencial para geada moderada a forte em localidades mais elevadas.
No Rio de Janeiro, nesta terça, a temperatura mínima deve ser de 13°, com máxima de 23 °C. Em Belo Horizonte, a mínima é 10 °C e a máxima, 25 °C.
Já em São Paulo, a mínima chega aos 9 °C e a máxima chega a 20 °C, com alguns períodos de sol entre nuvens. Em Curitiba, as temperaturas devem variar entre 4 °C e 19 °C. Já em Florianópolis, será de 7 °C a 20 °C, à tarde. E Porto Alegre pode ter mínima de 5 °C e máxima prevista para 20 °C.
Emergência para umidade abaixo de 12%
O Climatempo alerta também para a umidade abaixo de 12%, em algumas regiões. Na Região Sudeste, o tempo firme também deve predominar em boa parte dos estados. Excepcionalmente, em algumas áreas entre a região dos vales de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo, ainda haverá circulação de umidade sobre a atmosfera local, que deve favorecer a ocorrência de pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade.
No triângulo mineiro, a situação é mais grave, com índices que podem ficar abaixo de 12% – indicando um cenário de emergência.
Umidade relativa do ar em emergência no leste de Mato Grosso, sul de Goiás e Triângulo de Minas.