O padre jesuíta Anderson Antonio Pedroso, atual reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi escolhido para presidir a Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (Oducal).
Durante seu primeiro pronunciamento como presidente da Oducal, Pedroso ressaltou a importância das universidades católicas como espaços de transformação social, diálogo intercultural e acolhimento. Ele defendeu uma universidade conectada com os dilemas do mundo contemporâneo, próxima das vivências dos alunos e atenta às realidades locais.
A nomeação coincidiu com o 10º aniversário da Laudato Si’ e o novo presidente da Odecal pediu às autoridades acadêmicas que “assumam o desafio climático e se comprometam com os mais pobres por meio da promoção da justiça socioambiental”.
Um papel incentivado pelo próprio papa Leão XIV, que em sua primeira mensagem em vídeo gravada abordou o trabalho organizado pela Pontifícia Universidade do Rio por ocasião do 10º aniversário da encíclica de Francisco sobre o meio ambiente, Laudato Si’.
Na mensagem, o pontífice exortou as autoridades universitárias a continuarem o trabalho sinodal sobre a proposta de Francisco e a trabalharem “em favor da justiça ecológica, social e ambiental”.
*com informações da agência ANSA