PF faz operação contra fraudes em licitações da Agência Nacional de Mineração

Operação Pedra Turva mira grupo suspeito de manipular leilões de áreas de mineração com acesso ilegal a dados da ANM

ANM teria sido usada por quadrilha para fraudar leilões

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (29) uma operação para desarticular um grupo suspeito de fraudar licitações realizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Cerca de 60 policiais federais participaram da ação, que cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e medidas de bloqueio de bens dos investigados. As ordens judiciais foram executadas no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Minas Gerais e Pará.

Segundo a investigação, o grupo aproveitava falhas no sistema eletrônico da Agência Nacional de Mineração, usado para leiloar áreas de pesquisa e exploração mineral. Com acesso irregular a informações sigilosas, os suspeitos conseguiam fazer ofertas melhores que as dos concorrentes. Depois de garantir essas áreas, eles revendiam os direitos para terceiros, inclusive para empresas que participaram dos mesmos leilões.

Leia também

A Polícia Federal também identificou indícios de invasão aos sistemas da ANM, o que teria permitido o acesso antecipado aos lances de outros participantes. Além disso, o grupo teria utilizado empresas de fachada para simular concorrência e pessoas jurídicas interpostas para adquirir áreas em nome de terceiros.

Os mandados foram cumpridos em Brasília (DF), Paracatu (MG) Caldas Novas (GO) Acreúna (GO) Parauapebas (PA).

Apreensões

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos R$ 15 mil em dinheiro, três veículos de luxo e uma arma de fogo.

As investigações seguem em andamento, com análise do material apreendido para identificar todos os envolvidos e o grau de participação de cada um.

Os suspeitos poderão responder por crimes como frustração do caráter competitivo de licitação, invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, além de outros delitos que possam ser confirmados ao longo da apuração.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...