Pela primeira vez, mais da metade da população acessa a internet pela
O uso da internet nos aparelhos televisivos só não é maior que o percentual do uso em dispositivos móveis (98,8%). No período de tempo analisado, houve ainda uma redução no acesso à rede por meio do microcomputador, que passou de 63,2%, em 2016, para 46,2%, em 2019, até atingir 33,4% em 2024, o menor valor da série histórica.
Em 2024, entre os 188,5 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade do país, 168,0 milhões utilizaram a internet no período de referência dos últimos três meses. Para o analista da pesquisa, Gustavo Fontes, o crescimento do uso da TV para acessar a internet pode refletir o avanço das
Acesso a bancos foi a finalidade de uso da internet que mais cresceu de 2022 a 2024
Entre as pessoas de 10 anos ou mais que usam internet, 95,2% usavam de forma habitual todos os dias; 1,9% utilizavam quase todos os dias (cinco ou seis dias por semana); 2,4%, de uma a quatro vezes por semana; e apenas 0,6% utilizavam com uma frequência inferior a uma vez por semana.
A principal funcionalidade da internet no Brasil em 2024 foi conversar por chamadas de voz ou vídeo, seguido de enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (90,2%). Assistir vídeos, inclusive programas, séries e filmes aparece em seguida, com 88,5%.
Outras finalidades apontadas por mais da metade dos usuários de internet são: usar redes sociais (84,2%); ouvir músicas, rádio ou podcast (83,5%); acessar bancos ou outras instituições financeiras (71,2%); ler jornais, notícias, livros ou revistas pela internet (68,9%); e enviar ou receber e-mails (60,8%).
As finalidades de acesso à internet que mais cresceram de 2022 a 2024 foram: acesso a bancos e instituições financeiras (de 60,1% para 71,2% dos usuários), comprar ou encomendar bens ou serviços (de 42,0% para 48,1%) e usar algum serviço público (de 33,4% para 38,8%).
Veja outros destaques da pesquisa
- Proporção de idosos utilizando a internet subiu de 44,8% para 69,8%, entre 2022 e 2024
- Em 2024, entre as pessoas que usaram a internet, 10,5% acessaram o serviço de forma gratuita, em estabelecimentos públicos.
- Das 188,5 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade no país, 89,1% (ou 168,0 milhões) utilizaram a internet em 2024, sendo 90,2% na área urbana e 81,0% na área rural.
- Mais de 32 milhões de domicílios tinham acesso a streaming pago em 2024
- Em 2024, 18,3 milhões ou 24,3% dos domicílios com televisão tinham acesso a serviço de TV por assinatura, redução de 0,9 p.p. frente a 2023. Essa proporção foi de 25,6% em áreas urbanas e de 13,5% em área rural
*Sob supervisão de Lucas Borges