O governo do Acre decretou situação de emergência, nesta segunda-feira (29), em cinco municípios devido às inundações provocadas pelas fortes chuvas que têm atingido a região. Os rios Acre, Purus e Tarauacá transbordaram nos últimos dias.
A medida foi assinada pela governadora em exercício, Mailza Assis, e terá validade de 180 dias. Segundo o governo estadual, os índices pluviométricos registrados em dezembro, principalmente em Rio Branco, chegaram a 418,3 milímetros — volume 97% superior à média histórica para o período, que é de 265 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, somente nos últimos quatro dias foram registrados 246 milímetros de chuva, volume esperado para todo o mês. Além disso, os rios dos municípios afetados ultrapassaram as cotas de alerta e de transbordamento. Em Feijó, o nível do rio chegou a 12,09 metros; em Rio Branco, a 14,94 metros; e em Santa Rosa do Purus, a 9,42 metros.
O decreto leva em consideração prognósticos técnicos que indicam precipitações acima da média climatológica, além de notas técnicas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alertam para a continuidade das chuvas no Acre.
O documento estabelece atendimento prioritário às demandas da Defesa Civil por parte dos órgãos da administração pública estadual.