Governo do Acre decreta situação de emergência em cidades atingidas por enchentes

Fortes chuvas fizeram rios transbordarem; decreto vale por 180 dias e prioriza ações da Defesa Civil

Governo do Acre decreta situação de emergência em cidades atingidas por enchentes

O governo do Acre decretou situação de emergência, nesta segunda-feira (29), em cinco municípios devido às inundações provocadas pelas fortes chuvas que têm atingido a região. Os rios Acre, Purus e Tarauacá transbordaram nos últimos dias.

A medida foi assinada pela governadora em exercício, Mailza Assis, e terá validade de 180 dias. Segundo o governo estadual, os índices pluviométricos registrados em dezembro, principalmente em Rio Branco, chegaram a 418,3 milímetros — volume 97% superior à média histórica para o período, que é de 265 milímetros.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, somente nos últimos quatro dias foram registrados 246 milímetros de chuva, volume esperado para todo o mês. Além disso, os rios dos municípios afetados ultrapassaram as cotas de alerta e de transbordamento. Em Feijó, o nível do rio chegou a 12,09 metros; em Rio Branco, a 14,94 metros; e em Santa Rosa do Purus, a 9,42 metros.

O decreto leva em consideração prognósticos técnicos que indicam precipitações acima da média climatológica, além de notas técnicas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alertam para a continuidade das chuvas no Acre.

O documento estabelece atendimento prioritário às demandas da Defesa Civil por parte dos órgãos da administração pública estadual.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...