Adolescente suspeito de incentivar ataques em escolas é alvo das polícias de SP e da Bahia

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (28) em Camaçari, no interior da Bahia

Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão contra o adolescente na Bahia

Um adolescente de 17 anos foi alvo de dois mandados de busca e apreensão cumpridos pelas Polícias Civil da Bahia e de São Paulo nesta sexta-feira (28). Ele é suspeito de envolvimento em uma série de crimes na internet, com ameaças de ataques em escolas. Os mandados foram cumpridos em Camaçari, no interior da Bahia.

Conforme a investigação, além de ameaçar atacar instituições de ensino, o adolescente teria induzido e instigado outros jovens ao suicídio. Ele também é investigado por envolvimento com práticas de abuso sexual pela internet e por transmitir, ao vivo, crimes de maus-tratos contra animais.

De acordo com Núcleo de Observação de Análise Digital (Noad), que atuou na investigação, o adolescente participava de diversos grupos fechados em redes sociais onde praticava crimes considerados “graves” no ambiente virtual. Ele utilizava conhecimento “avançado em tecnologia” para acessar, reunir e divulgar dados pessoais de autoridades policiais envolvidas no combate a crimes cibernéticos.

“As informações, que incluem dados de investigadores e outros policiais, eram compartilhadas em grupos restritos, ampliando o risco à integridade das equipes e demonstrando o nível de articulação do investigado nas comunidades virtuais”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais considerados relevantes para a investigação. A ação contribuiu para interromper as condutas ilícitas e reforçar a segurança da comunidade escolar e das autoridades que tiveram seus dados expostos, conforme as autoridades.

A Operação Heródoto contou com equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de São Paulo, da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Ciberlab da Polícia Civil da Bahia, além do apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Itatiaia acionou a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo para saber qual será o destino do jovem e aguarda um retorno.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...