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Mais de 80 mil empregadores terão que regularizar FGTS de trabalhadores domésticos

Débitos somam R$ 375 milhões e atingem 154 mil trabalhadores; prazo para regularização vai até 31 de outubro

Ação do Ministério do Trabalho mira em mais de R$ 375 milhões em débitos

A partir desta quarta-feira (17), mais de 80 mil empregadores começarão a receber notificações para regularizar o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores domésticos.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os avisos serão enviados pelo Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), plataforma oficial de comunicação do órgão com empregadores em todo o país.

Dívida chega a R$ 375 milhões

De acordo com relatório obtido pelo G1, os empregadores registrados no DET são responsáveis por 154 mil trabalhadores domésticos, com débitos de FGTS que somam mais de R$ 375,1 milhões.

São Paulo concentra os maiores valores: 26,5 mil empregadores, 53 mil trabalhadores e quase R$ 136 milhões em dívidas. Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia também aparecem entre os estados com números expressivos.

Já em estados como Roraima, Amapá e Acre, os valores devidos ficam abaixo de R$ 1 milhão, reflexo das diferenças regionais no mercado de trabalho doméstico formalizado.

A ação é coordenada pela Coordenação Nacional de Fiscalização do Trabalho Doméstico e de Cuidados (Conadom). Neste primeiro momento, terá caráter orientativo, estimulando a regularização voluntária até 31 de outubro.

Após o prazo, empregadores que não quitarem os débitos poderão ter seus processos encaminhados para notificação formal e levantamento oficial das dívidas.

A Inspeção do Trabalho recomenda que empregadores acompanhem regularmente as mensagens no DET para evitar atrasos, multas e outros prejuízos legais.

Os comunicados foram elaborados a partir do cruzamento de informações do eSocial com as guias registradas e pagas à Caixa Econômica Federal.

DET obrigatório para empregadores domésticos

Desde agosto de 2024, o uso do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é obrigatório para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empregadores de trabalhadores domésticos.

A plataforma centraliza atos administrativos, fiscalizações, intimações e notificações. Todos os CPFs e CNPJs já têm cadastro automático, mas é necessário atualizar os dados de contato gratuitamente.

Segundo o MTE, não há multa para quem não atualizar as informações. No entanto, caso os dados estejam desatualizados, o empregador pode deixar de receber alertas e perder prazos de defesa, resultando em autuações.

As mensagens enviadas ao DET têm validade legal e são consideradas automaticamente recebidas após 15 dias, sem necessidade de publicação no Diário Oficial da União ou envio por correio.

(Sob supervisão de Marina Dias)

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Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas