Ouvindo...

Líder do crime organizado no RJ, Celsinho da Vila Vintém deixa o presídio

Celsinho da Vila Vintém foi preso em maio e já foi considerado um dos traficantes mais perigosos da década de 1990

Líder do crime organizado no RJ, Celsinho da Vila Vintém deixa o presídio.

Um dos fundadores da facção Amigos dos Amigos (ADA), ‘Celsinho da Vila Vintém’, de 64 anos, deixou o presídio do Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e passará agora para o regime de prisão domiciliar. Ele foi liberado nesta segunda-feira (15). Celsinho foi preso em maio deste ano por envolvimento em disputas territoriais em comunidades da Zona Oeste.

Acusado de homicídios, tráfico de drogas, roubos e organização criminosa, Celsinho foi considerado um dos traficantes mais perigosos da década de 1990, quando foi preso pela primeira vez. Desde então, protagonizou diversas fugas do sistema prisional. Em 1998, escapou do Hospital Penitenciário Fábio Maciel, onde estava internado para a extração de uma bala no braço. Ele teria fugido vestido de policial militar.

A prisão preventiva foi substituída por prisão domiciliar após a defesa entrar com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a defesa alegou que o réu tem idade avançada e sofre de diversas enfermidades, como hipertensão, diabetes tipo 2, dislipidemia e diverticulite aguda. A defesa também argumentou que a saída de Celsinho seria “imprescindível para os cuidados da esposa”, que enfrenta um câncer metastático em estágio terminal.

Pela decisão judicial, Celsinho poderá acompanhar a esposa no hospital, mas deverá cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, comparecimento a todos os atos do processo sempre que for intimado, além de manter endereço e telefone atualizados. Ele também está proibido de manter contato com outros réus e testemunhas.

‘Celsinho da Vila Vintém’ foi preso em uma operação da Polícia Civil do Rio em maio deste ano, que buscava conter o avanço do Comando Vermelho na Zona Oeste. Segundo a polícia, ele teria se aliado à facção rival para retomar territórios antes dominados pela milícia. Em 2022, Celsinho foi solto após a Justiça permitir que ele respondesse em liberdade por envolvimento na invasão à Rocinha, em 2017.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.