A Polícia Civil do Rio prendeu nesta quinta-feira (08), uma das principais lideranças do crime organizado do Rio de Janeiro. Celso Luís Rodrigues, o “Celsinho da Vila Vintém”, 63 anos, foi localizado e preso na comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. Segundo a polícia, assim que os agentes chegaram na localidade houve troca de tiros com bandidos.
As investigações apontaram que Celsinho da Vila Vintém, que pertence à facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), estava se aliando a outras lideranças do Comando Vermelho (CV), para promover disputas territoriais e retomar comunidades de Santa Cruz que estão atualmente sob influência da milícia.
Leia também:
A prisão do traficante faz parte da “Operação Contenção”, que tem o objetivo de conter o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. A operação também visa desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região. Até o momento, já foi solicitado bloqueio de mais de R$ 6 bilhões em bens e valores da facção criminosa. A operação segue em andamento.
Traficante já foi preso três vezes
O traficante Celsinho da Vila Vintém já foi preso três vezes após ser condenado por crimes como tráfico de drogas, roubo e organização de quadrilha. Em uma das ocasiões em que esteve preso, no ano de 1998, ele fugiu vestido de PM quando estava no Hospital Penitenciário Fábio Macedo Soares, localizado em Gericinó, na Zona Oeste do Rio, onde estava internado para a extração de uma bala alojada no braço.
Em 2002 o traficante foi recapturado e cumpriu boa parte da pena no presídio federal de Porto Velho, em Rondônia. Em 2017, Celsinho da Vila Vintém foi transferido para o Complexo Penitenciário de Gericinó, até ser solto em 2022 por decisão da justiça. Na época em que recebeu a liberdade, Celsinho chegou a afirmar que não se envolveria mais com o crime. Fora das grades, ele virou empresário do ramo de carne suína.