A série de cinco episódios da reportagem
A reportagem foi produzida pelos jornalistas
O prêmio
O Prêmio CNT de Jornalismo é promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e tem como objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos que abordem o papel e os desafios do transporte no Brasil.
A premiação contempla diversas categorias, como Áudio (rádio e podcast), Impresso, Internet, Vídeo, Fotojornalismo e Meio Ambiente & Transporte. Os trabalhos são avaliados por um júri independente.
Os vencedores serão anunciados na primeira semana de novembro. Os critérios de avaliação foram: relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade/originalidade; e atualidade dos temas.
O projeto
Faltando poucos meses para a COP 30, o Brasil se prepara para ocupar o centro das atenções mundiais, não apenas nos discursos, mas também nas ações. A conferência climática será uma vitrine para mostrar que sustentabilidade e economia podem caminhar lado a lado. E, nesse cenário, o transporte tem papel fundamental.
Responsável por impulsionar a economia, o setor enfrenta um desafio urgente: alinhar-se a um futuro mais limpo, eficiente e sustentável.
Na série de cinco episódios, a reportagem mostra as medidas que o governo tem adotado e as iniciativas em curso para transformar o transporte e torná-lo mais sustentável no Brasil.
Cronograma dos episódios em áudio
- Episódio 1: Na Rota da Mudança: o Brasil e o Futuro Sustentável do Transporte - Café com Notícia (segunda-feira, 11/8)
- Episódio 2: Céu Verde: o SAF e o futuro da aviação brasileira - Jornal da Itatiaia - 1ª Edição (segunda-feira, 11/8)
- Episódio 3: Rodovias Renováveis: o biodiesel e o transporte de cargas no Brasil - Café com Notícia (terça-feira, 12/8)
- Episódio 4: Ônibus Elétrico: promessa ou realidade nas cidades brasileiras? - Jornal da Itatiaia - 1ª Edição (terça-feira, 12/8)
- Episódio 5: Nos Trilhos e nas Águas: o potencial das ferrovias e hidrovias no Brasil - Jornal da Itatiaia - 1ª Edição (quarta-feira, 13/8)