O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero como novo presidente do Banco de Brasília (BRB). A troca ocorre
O BRB é um dos principais instrumentos financeiros do governo do Distrito Federal.
Investigações
A saída temporária de Paulo Henrique Costa foi determinada dentro de um conjunto de medidas cautelares relacionadas a supostas irregularidades descobertas em operações do BRB. As apurações apontam para a existência de documentos falsos, emissão de títulos inexistentes e possíveis desvios que podem alcançar cifras bilionárias.
Dono do Banco Master é preso em operação da Polícia Federal nesta terça-feira (18) Ação da Polícia Federal contra Banco Master leva ao afastamento de dirigentes do BRB Holding do Grupo Fictor suspende compra do Banco Master após liquidação extrajudicial Master: o que acontece com quem tem dinheiro investido no banco? Saiba os detalhes
Quem é o novo presidente
Celso Eloi Cavalhero já atuou em diferentes áreas do setor público, incluindo funções ligadas à gestão financeira, saneamento de processos e conformidade regulatória.
Em nota, o governo do Distrito Federal informou que Celso Eloi tem “trajetória consistente em gestão financeira pública, análise de risco e governança, além de ampla experiência operacional no sistema bancário”.
Íntegra da nota do GDF
“O Governo do Distrito Federal, diante das decisões judiciais proferidas nesta terça-feira (18) que determinaram o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro do Banco de Brasília, reforça seu compromisso com a legalidade, a transparência e a plena colaboração com as autoridades responsáveis pelas investigacões.
O Governo do Distrito Federal reafirma que o BRB mantém sua capacidade plena de operação, com total segurança administrativa e financeira. Todas as rotinas bancárias, sistemas internos, serviços aos clientes, contratos vigentes, operações de crédito e compromissos institucionais seguem em funcionamento regular. Não há qualquer impacto estrutural na liquidez, na solvência ou na continuidade operacional da instituição.
O Governo do Distrito Federal, para assegurar a continuidade administrativa e financeira do BRB, indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero para a presidência do banco. Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1990 e atual superintendente da instituição em Brasília, Celso Eloi possui trajetória consistente em gestão financeira pública, análise de risco e governança, além de ampla experiência operacional no sistema bancário. Sua indicação será encaminhada à Câmara Legislativa do Distrito Federal, nos termos da Lei Orgânica.
O Governo do Distrito Federal informa, ainda, que medidas internas adicionais serão adotadas para reforçar os mecanismos de governança, compliance e controle interno. A administração pública distrital acompanhará de forma permanente as apurações e colaborará com todas as instâncias regulatórias e fiscalizatórias. O objetivo é assegurar a integridade dos processos, preservar o patrimônio público e fortalecer a confiança no sistema financeiro do Distrito Federal.
O Governo do Distrito Federal permanece comprometido com a estabilidade institucional do BRB e com a garantia de que todos os serviços prestados à população ocorrerão com regularidade, transparência e responsabilidade.
Governo do Distrito Federal.
Brasília, 18 de novembro de 2025".