Ibaneis indica novo presidente para o BRB após afastamento de dirigentes

A troca ocorre após o afastamento, por 60 dias, do então presidente Paulo Henrique Costa

Celso Eloi de Souza Cavalhero

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero como novo presidente do Banco de Brasília (BRB). A troca ocorre após o afastamento, por 60 dias, do então presidente Paulo Henrique Costa, alvo de investigações sobre suspeitas de fraude bilionária envolvendo títulos falsos no sistema financeiro.

O BRB é um dos principais instrumentos financeiros do governo do Distrito Federal.

Investigações

A saída temporária de Paulo Henrique Costa foi determinada dentro de um conjunto de medidas cautelares relacionadas a supostas irregularidades descobertas em operações do BRB. As apurações apontam para a existência de documentos falsos, emissão de títulos inexistentes e possíveis desvios que podem alcançar cifras bilionárias.

Leia também

Quem é o novo presidente

Celso Eloi Cavalhero já atuou em diferentes áreas do setor público, incluindo funções ligadas à gestão financeira, saneamento de processos e conformidade regulatória.

Em nota, o governo do Distrito Federal informou que Celso Eloi tem “trajetória consistente em gestão financeira pública, análise de risco e governança, além de ampla experiência operacional no sistema bancário”.

Íntegra da nota do GDF

“O Governo do Distrito Federal, diante das decisões judiciais proferidas nesta terça-feira (18) que determinaram o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro do Banco de Brasília, reforça seu compromisso com a legalidade, a transparência e a plena colaboração com as autoridades responsáveis pelas investigacões.

O Governo do Distrito Federal reafirma que o BRB mantém sua capacidade plena de operação, com total segurança administrativa e financeira. Todas as rotinas bancárias, sistemas internos, serviços aos clientes, contratos vigentes, operações de crédito e compromissos institucionais seguem em funcionamento regular. Não há qualquer impacto estrutural na liquidez, na solvência ou na continuidade operacional da instituição.

O Governo do Distrito Federal, para assegurar a continuidade administrativa e financeira do BRB, indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero para a presidência do banco. Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1990 e atual superintendente da instituição em Brasília, Celso Eloi possui trajetória consistente em gestão financeira pública, análise de risco e governança, além de ampla experiência operacional no sistema bancário. Sua indicação será encaminhada à Câmara Legislativa do Distrito Federal, nos termos da Lei Orgânica.

O Governo do Distrito Federal informa, ainda, que medidas internas adicionais serão adotadas para reforçar os mecanismos de governança, compliance e controle interno. A administração pública distrital acompanhará de forma permanente as apurações e colaborará com todas as instâncias regulatórias e fiscalizatórias. O objetivo é assegurar a integridade dos processos, preservar o patrimônio público e fortalecer a confiança no sistema financeiro do Distrito Federal.

O Governo do Distrito Federal permanece comprometido com a estabilidade institucional do BRB e com a garantia de que todos os serviços prestados à população ocorrerão com regularidade, transparência e responsabilidade.

Governo do Distrito Federal.

Brasília, 18 de novembro de 2025".

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...