Ouvindo...

Golpe do falso advogado: PC prende oito acusados de participar do esquema em SP

A operação também cumpriu 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, São Sebastião (SP) e Mongaguá (SP) nesta sexta-feira (15)

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta sexta-feira (15), oito pessoas durante uma operação contra uma quadrilha acusada de aplicar o chamado ‘golpe do falso advogado’. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 500 mil do grupo em contas bancárias e criptomoedas.

Os criminosos usavam credenciais “vazadas” de advogados, obtendo acesso a processos judiciais em andamento, colhendo informações detalhadas das ações e dados das partes envolvidas.

Leia também: Dono da Ultrafarma: tudo que sabemos sobre a prisão de Sidney Oliveira

A partir daí, entram em contato com as vítimas, passando-se pelo advogado real ou alguém do respectivo escritório, e pedem o pagamento de supostos impostos ou taxas, alegando serem necessários para concluir o processo ou levantar valores judiciais, como no caso de precatórios. As vítimas, induzidas em erro pela riqueza de detalhes, acabam fazendo as transferências solicitadas.

A operação, batizada de “Quimera”, cumpriu ainda 9 mandados de busca e apreensão na capital paulista e em São Sebastião e Mongaguá, no litoral do estado. Foram apreendidos carros, dinheiro em espécie e aparelhos eletrônicos que faziam parte da central de execução dos golpes.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato qualificado pelo meio eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar até 23 anos de reclusão.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.