O Rio Grande do Sul completou, nesta sexta-feira (13), oito dias consecutivos com temperaturas mínimas abaixo de zero, consolidando a mais intensa
Durante a madrugada, os termômetros voltaram a marcar
Os dias mais gelados da semana ocorreram na terça (10) e quarta-feira (11), quando Pinheiro Machado, no Sul do estado, registrou -5,9°C em ambas as madrugadas, as temperaturas mais baixas do ano até o momento em território gaúcho.
Frio: fim de semana começa com geada em Minas; veja cidades Até quando vai o frio em BH? Veja a previsão do tempo para os próximos dias
De acordo com levantamento da MetSul Meteorologia, dos primeiros treze dias de junho, dez já apresentaram temperatura negativa em ao menos uma cidade do estado. No total, o Rio Grande do Sul soma 19 dias com marcas abaixo de zero em 2025: três em abril, seis em maio e dez apenas neste mês.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o frio também marcou presença. A capital teve a sétima madrugada seguida com temperatura inferior à média histórica de junho, que é de 11,3°C. Nesta sexta, os termômetros no bairro Jardim Botânico marcaram 10,3°C. Na região metropolitana, os registros mais recentes apontaram mínimas de 4,7°C em Gravataí, 7,4°C em Eldorado do Sul, 7,6°C em São Leopoldo, 8,4°C em Nova Santa Rita e 8,8°C em Viamão.
Apesar do de frio intenso prolongado, a previsão do tempo indica mudanças para os próximos dias. A tendência é de elevação nas temperaturas mínimas, com menos frio, céu mais encoberto e chuvas frequentes.
* Sob supervisão de Lucas Borges