Enem 2025: portões são fechados para o primeiro dia de provas

Neste domingo (9), a prova é composta por 90 questões objetivas (divididas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação

Portões fechados na PUC Minas, Campus Coração Eucarístico

Os portões foram fechados pontualemnte, às 13h, para que a aplicação das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começasse às 13h30.

Na Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste de Belo Horizonte, a reportagem da Itatiaia não registrou nenhum candidato atrasado.

Enem em Minas

Em todo o estado, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), foram 464.994 inscritos. Desses, 142.700 são estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.

De acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 274.779 inscritos do estado são isentos, enquanto 190.215 são pagantes.

Do total de inscritos confirmados no estado, 282.995 (60,86%) são mulheres e 181.999 (39,14%) são homens.

Quais as orientações?

Neste primeiro dia de prova, o Enem é composto por 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.

No próximo domingo (16), serão aplicadas outras 90 questões, dessa vez de Matemática e Ciências da Natureza.

No primeiro dia, os candidatos terão até 19h para realizar a prova, totalizando cinco horas e trinta minutos para entregar o gabarito e a redação.

A saída do local de prova, sem o caderno de questões, só é permitida a partir das 15h30.

Os participantes só podem sair com o caderno de questões em mãos quando faltar 30 minutos para o fim do exame — ou seja, às 18h30, neste primeiro dia.

O Enem segue o horário de Brasília. Por isso, estudantes que farão a prova em cidades do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul devem ter atenção redobrada, já que o exame começa, nesses locais, às 12h30.

No Acre, o início foi ainda mais cedo, às 11h30.

Quais documentos e objetos podem ser usados

O participante deve apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais.

Estrangeiros podem levar passaporte, identidade emitida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM).

Para realizar a prova, os estudantes devem utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista (TEA) podem usar caneta de material transparente com tinta colorida, exclusivamente nas marcações do caderno de questões. O cartão-resposta, contudo, deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

Leia também

Alex Araújo é formado em Jornalismo e Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já trabalhou em agência de publicidade, assessoria de imprensa, universidade, jornal Hoje em Dia e portal G1, onde permaneceu por quase 15 anos.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...