A
A decisão de distribuição do FGTS foi aprovada na última quinta-feira (24) pelo Conselho Curador do fundo. O valor será dividido de forma proporcional entre os trabalhadores. Ou seja, quanto maior o saldo na conta do FGTS, maior será o valor recebido.
Todos os trabalhadores que tinham saldo no FGTS em 31 de dezembro do ano passado vão receber o crédito até o dia 31 de agosto.
Para saber quanto será depositado, é só multiplicar o saldo que estava na conta no fim de 2024 por 0,02042919.
Com a distribuição de lucros, o rendimento do FGTS em 2024 ficou maior que a inflação, mas ainda abaixo da poupança.
Mesmo com o valor depositado, o dinheiro só pode ser sacado seguindo as regras do FGTS, como demissão sem justa causa, compra da casa própria ou em casos de doenças graves.
Desde 2020, também é possível fazer o saque-aniversário, que libera uma parte do saldo no mês de nascimento do trabalhador. Mas quem escolhe essa modalidade não pode sacar o valor integral em caso de demissão — apenas a multa de 40%.
Como consultar o saldo:
O trabalhador pode verificar o valor pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Basta fazer login, acessar o “Resumo do Seu FGTS” e procurar o saldo do dia 31 de dezembro de 2024. Depois, multiplique o valor por 0,02042919.
Também é possível consultar o extrato em agências da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101.
* Com informações da Agência Brasil
* Sob supervisão de Marina Dias