Ouvindo...

Metanol: sobe para 59 o número de casos confirmados por intoxicação; são 15 mortes

Estado de São Paulo segue com o maior número de notificações

Outras 662 notificações foram descartadas

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (29), a atualização do balanço de notificações de intoxicação por metanol relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas no Brasil. Até o momento foram confirmados 59 casos e 15 mortes.

Ao todo foram registradas 103 notificações, sendo 44 casos em investigação. Outras 662 notificações foram descartadas.

O estado de São Paulo segue com o maior número de notificações, com 46 casos confirmados e 7 em investigação. O estado já descartou outras 446 notificações.

Além de São Paulo, há casos confirmados em Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).

Metanol: professora da UFMG explica como substância tóxica afeta o organismo
Morte por metanol é descartada em Itajubá, segundo exame do IML
Cegueira por metanol: por que a intoxicação pode causar perda de visão?
Cerveja pode? Especialista dá dicas para se proteger de intoxicação por metanol

Mortes

  • Foram confirmados 15 óbitos em decorrência dos casos: 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco;
  • Mais 9 óbitos estão em investigação: 3 em Pernambuco, 2 no Paraná, 1 em Minas Gerais, 1 no Mato Grosso do Sul e 2 em São Paulo;
  • 35 notificações de óbitos foram descartadas.

Morte descartada em MG

Exames clínicos realizados no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte descartaram que o homem de 48 anos, de Itajubá tenha falecido vítima de intoxicação por metanol. O comunicado foi feito pela Polícia Civil na última sexta-feira (24).

A vítima, moradora de Itajubá, teria feito uso abusivo de bebida alcoólica dois dias antes de falecer, no dia 14 de outubro. A Prefeitura de Itajubá anunciou, em suas redes sociais, que segue reforçando a fiscalização na cidade como medida preventiva.

Outros três dos casos, residentes nos municípios de Belo Horizonte (mulher, 48 anos), Poços de Caldas (homem, 25 anos) e Açucena (homem, 27 anos, que evoluiu para óbito em Ipatinga), foram descartados com base em exames laboratoriais que não identificaram a presença de metanol e/ou ácido fórmico no sangue dos pacientes.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde