Ouvindo...

Alerta laranja: onda de frio deve atingir 7 estados, derrubar temperatura e trazer chuva; saiba onde

Inmet indica que a temperatura pode cair mais do que 5 grau em vários estados; Saiba quais

Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas que indicam ventos fortes na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, junto com o declínio da temperatura em sete estados até esta segunda-feira (30). O alerta foi emitido no último domingo (29).

Na escala utilizada pelo Inmet, o alerta laranja é o segundo maior de gravidade e significa situação de perigo.

O primeiro alerta, que valia até as 03h desta segunda-feira, indicava uma grande movimentação das dunas de areia sobre construções da Orla e valia para Florianópolis, a região metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Sudeste Rio-Grandense, o Vale do Itajaí e o Nordeste Rio-Grandense.

Em relação ao alerta de onda de frio, que dura até as 23h59 desta segunda, a temperatura pode cair mais do que 5ºC nos seguintes estados:

  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Mato Grosso do Sul
  • São Paulo
  • Mato Grosso
  • Rondônia

Chuva no Sul

Ainda de acordo com o Inmet, as chuvas intensas podem continua r atingindo o sul do país até esta segunda-feira. A criação de uma nova frente fria pode reforçar instabilidades sobre partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo exceder os 100 milímetros.

As instabilidades mais fortes devem se concentrar em Santa Catarina e Paraná, podendo avançar para o sul do Mato Grosso do Sul e se afastando do Rio Grande do Sul.

Nesta segunda, a chuva no Rio Grande do Sul deve diminuir, mas ainda pode ocorrer em pontos do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre terça (1º) e quarta-feira (2), novas áreas de instabilidade podem voltar ao Rio Grande do Sul

* Sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas