Ouvindo...

9 de Julho: o que se comemora e quando será o próximo feriado em 2025

Data é celebrada somente no Estado de São Paulo devido a Revolução Constitucionalista de 1932 contra o então governo de Getúlio Vargas

O dia 9 de julho é feriado, porém, não é um feriado nacional. Neste dia, somente cidadãos do estado de São Paulo podem ficar em casa. Veja porque isso acontece e quais os próximos feriados de 2025.

A data, este ano, cai em uma quarta-feira e não emenda. Além disso, trabalhadores de serviços essenciais não aderem ao feriado, sendo recompensados com a folga em um outro momento, amparados por lei, ou com a remuneração em dobro para o dia trabalhado.

Por que 9 de julho é feriado somente em São Paulo?

O dia 9 de julho celebra, no estado de São Paulo, o dia da Revolução Constitucionalista de 1932. O movimento foi um levante armado do estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas, instituído por meio de um golpe de Estado em 1930.

Sancionada em 1997 pelo então governador de SP, Mário Covas, a lei 9.497 incorporou a data ao calendário oficial e determina que seja feriado estadual e não ponto facultativo.

A lei deriva da Lei Federal n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que definiu que a data magna, ou seja, que celebra um momento histórico, de cada estado fosse transformada em feriado civil. São Paulo, no caso, escolheu 9 de julho.

Leia também

O que foi a revolução Constitucionalista de 1932?

Em seu governo provisório, Getúlio Vargas dissolveu o Congresso Nacional, nomeou interventores para os estados e suspendeu a Constituição de 1891, o que deixou setores da sociedade paulista descondentes. Sem influência política e com a perda de autonomia, o movimento contou com a participação de setores da elite paulista, estudantes, comerciantes, profissionais liberais e voluntários.

Eles buscavam a convocação de eleições para uma Assembleia Constituinte, a promulgação de uma nova Constituição e o retorno da autonomia dos estados.

Com estimativas extraoficiais que apontam para um número de entre 2.000 a 2.200 mortos, os paulistas foram derrotados, mas conseguiram convocar as eleições para a Constituinte e a promulgação da nova Constituição, de 1934.

Movimento MMDC

Quatro estudantes, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), morreram em um confronto com forças federais em maio de 1932, durante um protesto.

O fato intensificou a revolta e aumentou a adesão popular e deu origem ao movimento MMDC, um dos símbolos da Revolução Constitucionalista de 1932.

Quais os próximos Feriados de 2025?

Veja a lista dos próximos feriados nacionais em 2025

  • 7 de setembro (domingo) - Independência do Brasil
  • 12 de outubro (domingo) - Nossa Sr.a Aparecida - Padroeira do Brasil
  • 2 de novembro (domingo) - Finados
  • 15 de novembro (sábado) - Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira) - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
  • 25 de dezembro (quinta-feira) - Natal
Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo