Ouvindo...

PF cumpre mandados em Sergipe em nova fase da operação que apura descontos ilegais no INSS

Investigação começou neste ano e já revelou que o esquema pode ter causado um prejuízo de R$ 6,3 bilhões nos últimos cinco anos

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (4), dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Indiaroba e Umbaúba, em Sergipe. A ação faz parte da quarta fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS.

De acordo com a PF, o objetivo é localizar e apreender bens de valor ligados aos investigados, tentando recuperar parte do dinheiro desviado dos cofres públicos. Os alvos desta fase são duas entidades que teriam feito cobranças sem autorização dos beneficiários.

Leia também

A operação começou neste ano e já revelou que o esquema pode ter causado um prejuízo de R$ 6,3 bilhões nos últimos cinco anos. Em fases anteriores, a Polícia Federal identificou que descontos de mensalidades associativas estavam sendo feitos diretamente nos pagamentos de aposentados e pensionistas sem consentimento.

Na primeira fase, realizada em abril, carros de luxo foram apreendidos em Sergipe, indicando o possível enriquecimento ilegal de suspeitos. Nas fases seguintes, a investigação avançou para identificar as entidades envolvidas e como o esquema operava em diferentes estados.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio