Ouvindo...

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Viracopos (SP)

Quadrilha aliciava pessoas para transportarem os entorpecentes para a Europa em voos internacionais a partir de Viracopos, em Campinas (SP)

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (27), a Operação Gryphus, contra uma quadrilha voltada ao tráfico internacional de drogas, especialmente para a Europa, por meio de passageiros através do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.

A investigação começou a partir de duas prisões ocorridas em março e outubro de 2023, quando, respectivamente, uma mulher e um homem foram presos em flagrante, no Aeroporto de Viracopos ao tentarem embarcar em voo com destino a Lisboa, Portugal.

De acordo com os investigadores, o mesmo grupo, que conta com apoio de brasileiros no exterior, foi o responsável pelo aliciamento dos presos.

A partir dessas duas prisões e com os elementos de informação apresentados pela Polícia Federal, a 1ª Vara Federal de Campinas/SP expediu cinco mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em São José dos Pinhais e Pinhais, no Paraná, e Camboriú e Itajaí, em Santa Catarina, além de dois mandados de prisão preventiva.

Leia também

Durante as investigações, foi possível identificar o uso de documentos falsos, entre eles um passaporte, para que um dos alvos, contra quem já havia sido expedido mandado de prisão, pudesse deixar clandestinamente o país.

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.