Nesta semana, o Brasil será afetado por uma
Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode nevar, entre o final da quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), na serra gaúcha e na serra do sudoeste do estado, na serra e no Planalto Norte de Santa Catarina e no sul do Paraná.
O órgão explica que a possibilidade de neve ocorre geralmente com temperaturas mínimas entre 2 °C e −2 °C aliadas a um contexto de baixa umidade.
Onda polar
Na quarta-feira, uma massa de ar frio de origem polar chegará a oeste dos três estados da região Sul e será responsável pelo
O fenômeno também provocará queda de temperatura no
Em entrevista à Itatiaia, Lucas Oliver, professor de Geografia e cientista do clima, explica o funcionamento de uma onda polar.
“A massa de ar que vem da Antártida é muito fria. Elas são como bolhas na atmosfera. Então, quando ela chega, você vai ficar dentro dessa massa de ar e logo ela vai ter uma característica de temperatura e umidade diferente das outras”, afirmou.
Frente fria
Enquanto a onda polar vai provocar queda de temperatura, uma frente fria causa áreas de instabilidade no Sul do
O fenômeno provoca chuvas com volumes significativos, principalmente no Rio Grande do Sul, com possibilidade de queda de granizo, segundo previsão do Inmet.