Ouvindo...

Onda polar: o que são ceroulas e como elas podem te salvar durante o frio intenso

Ceroulas já foram usadas como peças íntimas masculinas na época do Brasil colonial

Ceroulas devem ser vestidas por baixo das calças, e cobrem da cintura até o tornozelo

Com a chegada de uma onda polar nos próximos dias, as temperaturas em todo o Brasil devem ficar ainda mais baixas. Para enfrentar o frio, as ceroulas podem ser uma grande aliada. A peça funciona como uma espécie de segunda pele, com função térmica.

As ceroulas devem ser vestidas por baixo das calças, e cobrem da cintura até o tornozelo. Antigamente, a peça era usada como roupa íntima masculina. No Brasil colonial, era comum que os homens se vestissem apenas com as ceroulas em casa.

Leia também

Chegada do primeiro grande frio do ano

Uma onda polar deve atingir o Brasil a partir desta terça-feira (27), trazendo uma queda significativa nas temperaturas, segundo o Climatempo. O fenômeno atinge a região Sul, grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e os estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas.

O choque das massas de ar quente e frio, favorecido pelo avanço do sistema frontal, poderá provocar, inicialmente, tempo severo. Em Minas Gerais, o frio deve marcar presença, mas com menos intensidade do que nas demais regiões afetadas.

O fenômeno acontece em duas fases:

  • Primeira: chegada da frente fria a partir de terça-feira (27); possibilidade de chuva no Sul e instabilidades em SP e Mato Grosso.
  • Segunda: temperaturas devem cair significativamente no Sudeste e Centro-Oeste; reforço polar entre os dias 31 de maio e 1° de junho.

*Sob supervisão de Lucas Borges

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.