Com a proximidade do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025, uma iniciativa crucial para a saúde pública de Minas Gerais ganha força. Hospitais filantrópicos do estado estão fazendo um apelo urgente aos contribuintes mineiros para que destinem parte do seu Imposto de Renda devido a projetos que beneficiam o Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa ‘DOE IR SAÚDE: Campanha Hospitais Filantrópicos MG’ une importantes instituições de saúde, como a Santa Casa de Belo Horizonte, Santa Casa de Montes Claros, Hospital da Baleia, Hospital São Paulo (Muriaé) e Santa Casa de Alfenas. O objetivo é transformar doações do Imposto de Renda em saúde pública.
De acordo com as entidades, a iniciativa é totalmente legal, segura e não gera custo adicional para o contribuinte. Os recursos arrecadados através desta modalidade de doação são direcionados para projetos voltados ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
Essa ajuda financeira é vital para fortalecer o atendimento oferecido por esses hospitais e compensar a defasagem nos repasses públicos do SUS. A doação é vista como uma forma de o cidadão contribuir diretamente para a melhoria da saúde em seu estado, sem desembolsar recursos extras do próprio bolso, apenas direcionando uma parte do imposto que já seria pago.
As instituições e a Federassantas, que representa os hospitais filantrópicos, destacam que o SUS precisa desse apoio. Estão disponíveis para a imprensa entrevistas com coordenadores da campanha nos hospitais e um posicionamento da Federassantas.
A campanha reforça a mensagem de que a participação do contribuinte, através da destinação de uma parte do Imposto de Renda, é fundamental para a sustentabilidade e aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos pelos hospitais filantrópicos que atuam de forma complementar ao SUS.