A cidade de São Paulo iniciou, nesta segunda-feira (19), a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade. A imunização ocorre, de graça, nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, a vacinação estará disponível nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário.
A vacina oferecida no SUS é um imunizante trivalente atualizado para as cepas que devem circular neste inverno: dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um de influenza B. Como o vírus muda todos os anos, a vacina tem que ser renovada anualmente.
Leia também:
Preços de exames e vacinas podem variar mais de 300% Vacina da gripe é ampliada a todo interessado em Varginha Vacinação contra a gripe: desinformação nas redes sociais é apontada como desafio
Neste ano, a campanha teve início com foco nos grupos prioritários, como idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
A campanha teve uma baixa adesão da campanha até o momento. Desde o início da vacinação, em 28 de março, até a semana passada, cerca de 1,09 milhão de doses tinham sido aplicadas, o que representa apenas 25% de cobertura vacinal entre o público-alvo prioritário, estimado em 4,8 milhões de pessoas.