Ouvindo...

Mais de 1,4 milhão de aposentados contestam descontos indevidos no INSS; saiba como fazer

Ferramenta de verificação foi acessada quase 7 milhões de vezes nos primeiros quatro dias de funcionamento

Solicitações podem ser feitas pelo app Meu INSS

Mais de 1,4 milhão de aposentados e pensionistas já contestaram descontos considerados indevidos em seus benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os dados são referentes aos quatro primeiros dias de funcionamento da nova ferramenta de consulta de débitos relacionados a entidades associativas.

Leia mais: Presidente do INSS diz que 25% das vítimas lesadas fizeram consultas sobre ressarcimento

Leia também

A funcionalidade está disponível no aplicativo e site Meu INSS, além da Central de Atendimento 135. Desde que entrou no ar, a nova área de verificação de descontos foi acessada mais de 6,9 milhões de vezes.

Do total de 1.494.956 consultas realizadas sobre cobranças de entidades, 1.467.933 beneficiários afirmaram não ter autorizado os descontos e solicitaram reembolso. Apenas 27.023 confirmaram que deram autorização prévia para os débitos. Até o momento, 41 entidades associativas foram formalmente contestadas.

A maior parte das contestações — cerca de 92% — foi registrada por meio digital, enquanto 8% ocorreram via atendimento telefônico.

Segundo o INSS, a iniciativa busca dar mais transparência à folha de pagamento e garantir que nenhum desconto seja feito sem consentimento do segurado. A orientação é para que aposentados e pensionistas continuem acessando o sistema para verificar eventuais irregularidades e, se necessário, solicitar a devolução dos valores.

Como solicitar a devolução?

  1. Acesse o Meu INSS
    Pelo site meu.inss.gov.br ou pelo app “Meu INSS” no celular.
  2. Faça login
    Use seu CPF e senha da conta Gov.br. Se não tiver, é possível criar na hora.
  3. Clique em “Consultar descontos”
    Procure a opção relacionada a “Descontos de entidades associativas”.
  4. Verifique os débitos
    Veja se há cobranças que você não reconhece.
  5. Conteste os descontos
    Caso não tenha autorizado, clique em “Não autorizei” e confirme a solicitação de reembolso.
  6. Acompanhe pelo app
    O andamento do pedido pode ser consultado na aba “Meus pedidos”.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio