Ouvindo...

Cidade do RS que confirmou gripe aviária tem 8 frangos para cada habitante

O primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil, detectado no Rio Grande do Sul, levou à suspensão imediata das exportações da carne de frango brasileira para a China e União Europeia

O Ministério da Saúde monitora os casos de gripe aviária registrados em aves silvestres no país

A cidade de Montenegro, que fica a cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre, confirmou o primeiro foco de gripe aviária do Brasil em uma granja de produção comercial.

De acordo com a reportagem publicada na Folha de S. Paulo nessa sexta-feira (16), em 2023, a cidade contava com aproximadamente 534,8 mil aves classificadas como galináceos. Isso significa a cerca de 8,3 animais para cada habitante local.

Apesar da grande quantidade de aves, o município não está entre os maiores rebanhos de galináceos do estado.

Leia também

Em 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os maiores plantéis gaúchos foram encontrados em Marau (5,6 milhões), Nova Bréscia (5,4 milhões) e Westfália (4,2 milhões). Montenegro ficou na 102ª posição do ranking.

Gripe no país

O consumo de carne de aves e ovos não transmite a doença para humanos desde que estejam cozidos, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A pasta também informou que o risco de infecção humana pelo vírus da gripe aviária é baixo, afetando principalmente tratadores ou profissionais que têm contato direto e frequente com aves infectadas, vivas ou mortas.

Vale ressaltar que o Brasil está em estado de emergência zoossanitária , que foi prorrogado em abril por mais 180 dias.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.