Ouvindo...

Fraude no INSS: Aposentados e pensionistas já podem pedir reembolso de descontos indevidos

A entidade que fez o desconto terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização; caso contrário, terá mais 15 dias para devolver o valor

Reprodução: rafapress

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificarem descontos indevidos em seus contracheques poderão solicitar o ressarcimento diretamente pelo aplicativo “Meu INSS” a partir desta quarta-feira (14).

O serviço permitirá ao beneficiário consultar qual entidade realizou a cobrança e qual foi o valor descontado. A verificação também pode ser feita pela Central de Atendimento 135. Com essas informações, o segurado poderá confirmar se autorizou ou não o desconto.

Caso o valor não tenha sido autorizado, o próprio aplicativo enviará uma contestação à associação ou sindicato responsável, informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.

Leia também

A entidade terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização. Se não o fizer, terá mais 15 dias para devolver o valor ao INSS, que será o responsável por repassar o dinheiro de volta ao beneficiário.

Importante: o valor não será depositado diretamente na conta do segurado, como medida de segurança para evitar novas fraudes. A restituição será feita ao INSS, que garantirá o repasse ao cidadão.

A medida faz parte da resposta do governo à descoberta de um esquema de fraudes envolvendo associações de aposentados. Entre 2019 e 2025, cerca de R$ 6,3 bilhões teriam sido desviados por meio de cobranças indevidas.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio