Ouvindo...

Dia das Mães: 54% das PMEs esperam aumento nas vendas, diz pesquisa

Data é considerada uma das principais para o comércio varejista; pequenas e médias empresas esperam aumento em diferentes setores

O Dia das Mães, uma das principais datas do comércio varejista, movimentou R$ 13,2 bilhões em 2024, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Para este ano, a expectativa também é positiva, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, 54% das PMEs acreditam que as vendas aumentarão com ações específicas para o período.

Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, destaca a importância do planejamento para o sucesso das campanhas sazonais.

Leia também

“Entender as datas importantes para o seu negócio, principalmente para as PMEs, pode impulsionar vendas e faturamento, ajustar estoque ou lançar novos produtos. Saber que mais da metade das empresas têm perspectivas positivas para o Dia das Mães reforça o valor da data”, afirma.

Os setores que mais esperam crescimento nas vendas são varejo e atacado, que juntos representam 44% das empresas otimistas, seguidos por serviços (27%), indústria (6%) e alimentação e bebidas (5%). Regionalmente, o Sudeste concentra 53% das PMEs que esperam aumento de vendas, enquanto o Nordeste responde por 19%, o Sul por 12%, e as regiões Norte e Centro-Oeste por 7% cada.

A pesquisa, realizada pela Serasa Experian em abril de 2025, entrevistou 535 PMEs de diferentes regiões do Brasil. A análise destaca a importância do Dia das Mães como uma data estratégica para alavancar as vendas, especialmente para negócios que investem em ações promocionais e planejamento comercial.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.