O Dia das Mães, uma das principais datas do comércio varejista, movimentou R$ 13,2 bilhões em 2024, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Para este ano, a expectativa também é positiva, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, 54% das PMEs acreditam que as vendas aumentarão com ações específicas para o período.
Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, destaca a importância do planejamento para o sucesso das campanhas sazonais.
“Entender as datas importantes para o seu negócio, principalmente para as PMEs, pode impulsionar vendas e faturamento, ajustar estoque ou lançar novos produtos. Saber que mais da metade das empresas têm perspectivas positivas para o Dia das Mães reforça o valor da data”, afirma.
Os setores que mais esperam crescimento nas vendas são varejo e atacado, que juntos representam 44% das empresas otimistas, seguidos por serviços (27%), indústria (6%) e alimentação e bebidas (5%). Regionalmente, o Sudeste concentra 53% das PMEs que esperam aumento de vendas, enquanto o Nordeste responde por 19%, o Sul por 12%, e as regiões Norte e Centro-Oeste por 7% cada.
A pesquisa, realizada pela Serasa Experian em abril de 2025, entrevistou 535 PMEs de diferentes regiões do Brasil. A análise destaca a importância do Dia das Mães como uma data estratégica para alavancar as vendas, especialmente para negócios que investem em ações promocionais e planejamento comercial.