Um veleiro brasileiro foi abatido pela Marinha Americana em alto-mar, próximo ao continente africano, levando três toneladas de cocaína. Com isso, a Polícia Federal iniciou uma investigação que terminou na desarticulação de uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas.
A apreensão das drogas no veleiro foi realizada em fevereiro de 2023, pela Marinha Americana. A Guarda Civil Espanhola e a Marinha Francesa também interceptaram outros carregamentos.
Com esses flagrantes, a PF deflagrou a Operação Narco Vela, que visava desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, sobretudo no continente europeu e africano.
Capitão de veleiro morre, e mulher, criança e animais de estimação ficam à deriva no Havaí Marinha resgata tripulantes de veleiro que naufragou em Ilhéus, na Bahia Problema técnico faz veleiro da Marinha do Brasil ficar parado em Portugal
Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 31 mandados de prisão temporária e 62 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina.
Ainda dentro da operação, a Justiça Federal determinou o bloqueio e apreensão de bens até o valor de R$ 1,32 bilhão.
Os investigados na operação podem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e integração de organização criminosa.