Durante o
As corporações consideraram “muito bem sucedido” o esquema de segurança montado para o evento. O secretário de Polícia Militar, Coronel Menezes, destacou que o planejamento de segurança foi “o maior desafio dos últimos tempos” para a corporação.
A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde autoridades ligadas a segurança pública e ao turismo apresentaram o balanço da operação especial realizada para o megashow da cantora norte-americana.
Operação ‘Fake News’ e ameaça de bomba
Durante a coletiva, o Secretário de Polícia Civil do Rio falou da operação “Fake News” da Polícia Civil, em conjunto conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que desarticulou um
Na ação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido e um homem preso em flagrante, no Rio Grande do Sul. Ambos são apontados pela investigação como líderes de uma célula que disseminava ódio pela internet através da plataforma Discord. Segundo Felipe Curi, o sigilo da polícia foi fundamental para o sucesso da operação.
Furtos de celulares
As forças de segurança também destacaram a operação “Rastreio”, da Polícia Civil, que prendeu 16 integrantes de uma quadrilha de ladrões de celulares que se infiltram na multidão para furtar os aparelhos.
“A gente já estava há mais de 45 dias monitorando uma quadrilha que age no camelódromo da Uruguaiana e sabíamos que essa quadrilha ia agir no show da Lady Gaga”, completou o delegado Felipe Curi.
Cidade recebeu 600 mil turistas
Ainda na coletiva, o Subsecretário de Turismo do Rio, Marcelo Monfort, disse que durante o feriadão, que contou com o show da Lady Gaga, a cidade recebeu 600 mil turistas, sendo 240 mil vindos da Rodoviária do Rio e 360 mil do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão).
“Um aumento de 26% de passageiros em voos domésticos em relação ao mesmo período do ano passado. Demonstra que a gente tem cada vez mais capacidade de trazer mais turistas quando tem evento no nosso estado”.
A ocupação hoteleira chegou a 96% nos bairros de Copacabana e Ipanema e o retorno para a economia foi de R$ 600 milhões.