Ouvindo...

Lady Gaga no Rio: ‘Maior desafio dos últimos tempos’, diz secretário de polícia sobre segurança

Forças de segurança classificaram operação como “muito bem sucedida”; dois homens foram presos e dois adolescentes apreendido

Show da Lady Gaga reuniu 2,1 milhões de pessoas em Copacabana, segundo a estimativa da Riotur

Durante o show da Lady Gaga, realizado no Rio de Janeiro no último sábado (3), 47 pessoas foram encaminhadas para a delegacia, dois adultos foram presos em flagrante, dois adolescentes foram apreendidos e 251 materiais perfuro cortantes foram apreendidos nos pontos de bloqueio. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (5) pelas forças de segurança do estado.

As corporações consideraram “muito bem sucedido” o esquema de segurança montado para o evento. O secretário de Polícia Militar, Coronel Menezes, destacou que o planejamento de segurança foi “o maior desafio dos últimos tempos” para a corporação.

“O maior desafio dos últimos tempos para a Polícia Militar, no que tange a gestão de um evento dessa grandiosidade. Um evento que teve um apelo midiático muito grande, que foi precedido de um grande planejamento e integração dos órgãos públicos.”

A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde autoridades ligadas a segurança pública e ao turismo apresentaram o balanço da operação especial realizada para o megashow da cantora norte-americana.

Leia também

Operação ‘Fake News’ e ameaça de bomba

Durante a coletiva, o Secretário de Polícia Civil do Rio falou da operação “Fake News” da Polícia Civil, em conjunto conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que desarticulou um grupo que planejava um ataque com bombas caseiras durante o show da Lady Gaga.

Na ação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido e um homem preso em flagrante, no Rio Grande do Sul. Ambos são apontados pela investigação como líderes de uma célula que disseminava ódio pela internet através da plataforma Discord. Segundo Felipe Curi, o sigilo da polícia foi fundamental para o sucesso da operação.

“Identificamos a plataforma Discord e algumas salas que eles têm no interior da plataforma, que davam conta que eles estariam se organizando para realizar esse tipo de ataque. Quando nós identificamos essas pessoas, descobrirmos os perfis, quebramos o sigilo e a partir daí a gente portou por agir. (…) Neutralizamos as ameaças e o principal: agimos de forma invisível, de forma cautelosa. A nossa maior preocupação, além de neutralizar as ameaças, era de que não houvesse qualquer tipo de especulação, caso alguém tivesse conhecimento dessa operação antes da hora. Pouquíssimas pessoas sabiam da execução dessa operação.”

Furtos de celulares

As forças de segurança também destacaram a operação “Rastreio”, da Polícia Civil, que prendeu 16 integrantes de uma quadrilha de ladrões de celulares que se infiltram na multidão para furtar os aparelhos.

“A gente já estava há mais de 45 dias monitorando uma quadrilha que age no camelódromo da Uruguaiana e sabíamos que essa quadrilha ia agir no show da Lady Gaga”, completou o delegado Felipe Curi.

Cidade recebeu 600 mil turistas

Ainda na coletiva, o Subsecretário de Turismo do Rio, Marcelo Monfort, disse que durante o feriadão, que contou com o show da Lady Gaga, a cidade recebeu 600 mil turistas, sendo 240 mil vindos da Rodoviária do Rio e 360 mil do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão).

“Um aumento de 26% de passageiros em voos domésticos em relação ao mesmo período do ano passado. Demonstra que a gente tem cada vez mais capacidade de trazer mais turistas quando tem evento no nosso estado”.

A ocupação hoteleira chegou a 96% nos bairros de Copacabana e Ipanema e o retorno para a economia foi de R$ 600 milhões.

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.