Ouvindo...

Fraude no INSS: veja como consultar se você foi vítima e o como pedir o estorno do dinheiro

Conforme a PF os desvios chegariam a R$ 6,3 bilhões, em contas de aposentados e pensionistas de 2019 a 2024

Nos últimos dias uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral (CGU) da União investiga um grupo criminoso especializado em fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que já gerou desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Os valores foram retirados de recursos de aposentados e pensionistas durante anos. Segundo as investigações, descontos eram feitos por associações de aposentados, mas, na verdade, eles não haviam se associado nem autorizado os descontos. Entre os serviços estavam descontos em academias e planos de saúde, além de falsificarem a assinatura dos beneficiários.

Mas afinal, como descobrir se você foi vítima da fraude do INSS? E o que fazer neste caso?

Como saber se tive dinheiro descontado?

Para o aposentado ou pensionista descobrir se teve algum valor retirado sem permissão, é preciso consultar o extrato do INSS, onde aparece todas as retiradas, tanto de crédito como de mensalidades associativas.

Onde consulto o extrato do INSS?

  • Para acessar o extrato, é preciso entrar pelo site ‘Meu INSS’, fazer o login com o CPF e com a senha do Gov.br
  • Clique na opção ‘Extrato de benefício’
  • Logo em seguida, clique no número do benefício e depois o extrato irá aparecer

Como não reconhecer os descontos e bloquear as associações?

Caso o aposentado ou pensionista não reconheça algum desconto no extrato do INSS, é preciso entrar no aplicativo ‘Meu INSS’ e clicar no ‘novo pedido’ e digitar ‘excluir mensalidade’. Depois clique em serviço e benefícios, leia as instruções que aparecem na tela e avance.

Já para bloquear as associações para que elas não retirem nenhum valor sem o consentimento da pessoa, também no aplicativo do ‘Meu INSS’ entre no campo de pesquisa da página inicial e digite: ‘solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade’.

Quando uma lista aparecer, clique no nome serviço e benefício, leio o texto e avance.

Como faço para ter o dinheiro de volta?

Para solicitar o estorno do dinheiro retirado indevidamente, é preciso entrar em contato com a associação para registrar uma reclamação e o aposentado e pensionista deve ligar para o telefone 0800 da entidade, no qual o telefone irá aparecer no contracheque.

Outra maneira de contato é pelo e-mail: acordo.mensalidade@inss.gov.br e detalhe o ocorrido, assim o INSS irá entrar em contato com a associação e deve solicitar os documentos que autorizaram o desconto ou a devolução dos valores.

Como denunciar cobranças indevidas

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais