Ouvindo...

Rede pública tem só 5,2% de alunos com matemática adequada no ensino médio

O levantamento também revela que, embora haja sinais de recuperação, os níveis de aprendizagem ainda estão abaixo dos patamares registrados em 2019

Rede pública tem só 5,2% de alunos com matemática adequada no ensino médio

O nível de aprendizagem dos estudantes brasileiros segue abaixo do perído pré-pandemia, conforme um estudo divulgado nesta segunda-feira (28) pelo ‘Instituto Todos Pela Educação’. Apenas 5,2% dos alunos da rede pública que concluíram o 3º ano do ensino médio em 2023 apresentaram desempenho adequado em matemática.

A comparação com a rede privada evidencia ainda mais a desigualdade: 30,5% dos estudantes que concluíram o ensino médio particular atingiram o nível considerado adequado. Os dados têm como base os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023.

Leia também

O levantamento também revela que, embora haja sinais de recuperação, os níveis de aprendizagem ainda estão abaixo dos patamares registrados em 2019. A pandemia agravou não apenas a defasagem educacional, mas também ampliou desigualdades raciais e socioeconômicas.

Entre 2013 e 2023, a diferença no desempenho em Língua Portuguesa entre alunos brancos e estudantes pretos, pardos e indígenas do 9º ano do ensino fundamental saltou de 9,6 para 14,1 pontos percentuais. Em matemática, a disparidade também cresceu no período.

Segundo Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, os dados reforçam a necessidade urgente de políticas públicas focadas em combater as defasagens: “O cenário é crítico. É inadmissível que, em uma década, o país não tenha conseguido reduzir as diferenças de aprendizagem entre os grupos”, afirmou.

O estudo ainda mostra que a maioria dos estados e grandes municípios registrou aumento no número de estudantes com desempenho abaixo do básico, especialmente em matemática.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio