O nível de aprendizagem dos estudantes brasileiros segue abaixo do perído pré-pandemia, conforme um estudo divulgado nesta segunda-feira (28) pelo ‘Instituto Todos Pela Educação’. Apenas 5,2% dos alunos da rede pública que concluíram o 3º ano do ensino médio em 2023 apresentaram desempenho adequado em matemática.
A comparação com a rede privada evidencia ainda mais a desigualdade: 30,5% dos estudantes que concluíram o ensino médio particular atingiram o nível considerado adequado. Os dados têm como base os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023.
O levantamento também revela que, embora haja sinais de recuperação, os níveis de aprendizagem ainda estão abaixo dos patamares registrados em 2019. A pandemia agravou não apenas a defasagem educacional, mas também ampliou desigualdades raciais e socioeconômicas.
Entre 2013 e 2023, a diferença no desempenho em Língua Portuguesa entre alunos brancos e estudantes pretos, pardos e indígenas do 9º ano do ensino fundamental saltou de 9,6 para 14,1 pontos percentuais. Em matemática, a disparidade também cresceu no período.
Segundo Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, os dados reforçam a necessidade urgente de políticas públicas focadas em combater as defasagens: “O cenário é crítico. É inadmissível que, em uma década, o país não tenha conseguido reduzir as diferenças de aprendizagem entre os grupos”, afirmou.
O estudo ainda mostra que a maioria dos estados e grandes municípios registrou aumento no número de estudantes com desempenho abaixo do básico, especialmente em matemática.