Ouvindo...

Sobe para cinco o número de mortos por metanol em SP

Governo de São Paulo, onde está o foco dos casos, confirmou a quinta morte nesta quarta-feira (8)

Intoxicação por metanol: perguntas e respostas sobre sintomas, riscos e investigações

O Governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (8) a quinta morte por intoxicação por metanol. O estado acumula o maior número de casos desde o início do surto.

Entre os mortos estão três homens de 54, 46 e 45 anos, moradores da capital, uma mulher de 30 anos de São Bernardo do Campo e um homem de 23 anos de Osasco.

Nesta quarta (8) também foram descartados 26 novos casos após análises clínicas e epidemiológicas e outros 25 passaram a ser investigados.

De acordo com a atualização do estado são 201 casos no total, sendo 181 em investigação e 20 confirmados. 111 casos foram descartados desde o início das investigações.

Prisões e linhas de investigação

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 21 pessoas nos últimos sete dias por suspeita de envolvimento em esquemas de adulteração de bebidas alcoólicas. Um dos presos é um homem apontado como o principal fornecedor de insumos para falsificação de bebidas do estado.

Desde o início do ano, 42 pessoas foram presas suspeitas de ligação com o mercado clandestino de comercialização de bebidas, apontam dados do Governo de São Paulo.

Entre as hipóteses investigadas para as contaminações estão o uso de metanol para lavar embalagens e o uso para ampliar o volume das bebidas.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.