A
À Itatiaia, a Semadesc informou que os agentes são acompanhados do pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Gediendson Ribeiro de Araújo, especialista em manejo de onças-pintadas. O grupo faz buscas pela região e pretende capturar o animal e levá-lo ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
Onça que matou caseiro no Pantanal ataca policiais que resgatavam corpo Cunhado ‘previu’ morte de caseiro uma semana antes de ataque: ‘a onça vai comer o Jorge'; VÍDEO
“Em virtude do avistamento de alguns animais da mesma espécie na região haverá um trabalho minucioso para identificar a onça-pintada que supostamente realizou o ataque. Outra situação que deve dificultar as buscas é o volume de chuvas que aumentou os níveis dos rios. Objetivo é identificar animal, confirmar o ataque, e dar devidos encaminhamentos”, informou a pasta em nota.
Ainda segundo a secretaria, não há registros recentes de ataques na região.
Caseiro foi morto por onça-pintada
Na manhã de terça-feira (22), policiais militares ambientais encontraram os restos mortais de Jorge Ávalo. Parte deles estavam dentro de uma toca usada pela onça, a cerca de 300 metros do rancho onde o caseiro trabalhava.
Durante o resgate do corpo do idoso, o
As investigações consideram algumas hipóteses para o ataque, uma delas é que o animal teria avançado no homem devido a falta de alimento no local, ou ao comportamento defensivo da própria espécie.
Além disso, a corporação também trabalha com a ideia de que o animal poderia estar em período reprodutivo, o que deixa machos mais agressivos.