Ouvindo...

Descubra a maior palavra da língua portuguesa, que tem 45 letras e 19 sílabas

Para os espertinhos de plantão, um alerta de spoiler: a maior palavra da língua portuguesa não é ‘Inconstitucionalissimamente’

Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu é uma das maiores palavras do mundo.

Você faz ideia de qual é a maior palavra da língua portuguesa e o que ela significa? Muita gente pode até pensar que ‘Inconstitucionalissimamente’ é a maior palavra, já que se tornou popularmente conhecido por seu tamanho e dificuldade de fala. Porém, não, essa não é a maior palavra da língua portuguesa.

O maior termo do Brasil é ‘Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico’.

A palavra conta com 46 letras, sendo a maior já registrada em qualquer dicionário. Mas afinal de contas, o que a palavra significa? Quantas sílabas ela tem?

Ela é um adjetivo dividido em 19 sílabas, ficando assim:

pneu - mo - ul - tra - mi - cros - co - pi - cos - si - li - co - vul - ca - no - co - nió - ti - co.

Vale destacar que a origem da palavra não é da língua portuguesa e sim do inglês. Ela foi criada em 1935 por Everett M. Smith. Ele era presidente de uma associação que se dedicava apenas a enigmas e jogos linguísticos.

Assim ele fez artificialmente, ou seja, inventou e criou a maior palavra da língua, sendo: pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, sendo essa, depois, transformada para o português.

Qual é o significado da palavra?

‘Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico’ significa que uma pessoa tem uma doença de pulmão causada pela inalação das cinzas de vulcões contendo sílica. Sendo o adjetivo de alguém que possui a doença pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose.

E qual seria a maior palavra do mundo?

Em outros países e outras línguas, algumas palavras chamam atenção, como a islandesa ‘Vaðlaheiðarvegavinnuverkfærageymsluskúraútidyralyklakippuhringur’. Muitos pensam ser um trava-língua, mas, na verdade, é um termo específico.

Ela significa “um anel de chaveiro para a porta externa do barracão de armazenamento das ferramentas de trabalho na estrada de Vaðlaheiði”, sendo um exemplo dos termos extremamente detalhados através da composição.

Outra palavra super grande é neozelandesa: ‘Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu’. E não, ninguém digitou várias palavras aleatórias no teclado, mas sim, trata-se do nome de uma colina da Nova Zelândia.

Sua tradução significa “o lugar onde Tametea, o homem com os joelhos grandes, que deslizou, escalou e engoliu montanhas, conhecido como ‘comedor de terra’, tocou sua flauta para sua amada”.

Porém, nenhuma palavra supera o termo em inglês com mais de 189 mil letras:

“methionylthreonylthereonyl(…)isoleucine”.

O termo significa uma designação química da maior proteína existente, a Titina, sendo fundamental para a elasticidade e contração dos músculos. Para pronunciar a palavra do início ao fim seriam necessárias três horas.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.